terça-feira, 17 de abril de 2012

Marcos 14:37-42 - O Jardim das Aflições Parte II

Série de Sermões em Marcos 
Passagem: Marcos 14:37-42
Título: O Jardim das Aflições Parte II
Pregado na manhã de Domingo, do dia 15 de abril de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria, 
por Gustavo Barros

Versão em vídeo

Marcos 14:37-42  37 Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. "Simão", disse ele a Pedro, "você está dormindo? Não pôde vigiar nem por uma hora? 38 Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." 39 Mais uma vez ele se afastou e orou, repetindo as mesmas palavras. 40 Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados. Eles não sabiam o que lhe dizer. 41 Voltando pela terceira vez, ele lhes disse: "Vocês ainda dormem e descansam? Basta! Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. 42 Levantem-se e vamos! Aí vem aquele que me trai!"

Introdução:
Muitas vezes em nossas vidas as horas e os lugares de maiores aflições têm tanto o potencial para se tornarem os lugares mais vergonhosos e mais decepcionantes, como também podem se tornar os lugares de mais belas vitórias e mais inestimáveis conquistas. Quando perdemos um emprego, quando um filho nos é tirado, quando uma injustiça nos é causada, situações como essas podem ser tanto lugares onde aprendemos a depender da graça, e da força, e da misericórdia de Deus, como podem ser lugares de amargura, decepção, frustração e covardia. O grande diferencial é a nossa atitude para com Deus, a nossa reação para com as soberanas ações de Deus é o que faz a diferença tão radical entre nos encontrarmos no Vale da Escuridão ou no Vale da Luz – sendo os dois vales o mesmo lugar.
Nessa história nós veremos como o Jardim das Aflições se torna para Jesus o Jardim do Triunfo – devido ao Seu comportamento e ações. Enquanto para os discípulos aquele jardim passa a ser o Jardim da Vergonha.
Que possamos olhar para essa passagem e ver o grande contraste entre Jesus e os mais valentes de Seus discípulos. Que possamos nos alegrar no fato de que a nossa salvação não estava, e não está, nas mãos de homens sonolentos (como cada um de nós)! Que possamos ser acordados por nosso Senhor e Salvador!

Contextualização:
Continuamos caminhando com o nosso Senhor Jesus no Jardim do Getsêmani. Após a ceia da Páscoa ter sido celebrada e interpretada, Jesus e Seus discípulos partiram para o Monte das Oliveiras. O propósito dessa caminhada é chegar até o Jardim do Getsêmani [lugar onde as azeitonas eram prensadas para se fazer azeite]. Esse lugar era conhecido por Jesus e Seus discípulos – eles costumavam ir lá para orar. Jesus vai para o Getsêmani com o objetivo de orar (v.32), Ele não foi lá para se esconder, mas para orar e ser encontrado por Judas[visto que ele sabia onde Jesus estaria]!
É no Getsêmani que o coração de Jesus é mostrado como nunca antes. É nesse lugar que vemos quão terrível é o nosso pecado, vemos a aflição de Jesus devido a Sua santidade e o fracasso dos Seus discípulos. Mas é nesse mesmo lugar, o Jardim das Aflições, que nós vemos a vitória de Jesus sobre a maior de todas as tentações, nós podemos ver como o Filho perfeito vigiou e orou e conseguiu a vitória final! O Getsêmani abre os portais para que possamos ver como a cruz foi conquistada.    

Divisão do Estudo:
i – o sono profundo x a vigilância perfeita (VS.37-40)
II – o ‘basta’ de jesus (VS.41-42)

Clique aqui para continuar a leitura.