sexta-feira, 4 de junho de 2010

A Ceia do Senhor, porque e Como Celebrar

Um Estudo em I Coríntios 11:17-34

Esse estudo está dividido em 2 partes. Hoje estudaremos porque e como celebramos essa ordenança do Senhor.

No próximo domingo veremos a importância da festa da Páscoa para o Cristão e como se relaciona com a Ceia do senhor.

I Coríntios 11:17-34 - 17 Entretanto, nisto que lhes vou dizer não os elogio, pois as reuniões de vocês mais fazem mal do que bem. 18 Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio. 19 Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados. 20 Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor, 21 porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. 22 Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que lhes direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não! 23 Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão 24 e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. 25 Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso sempre que o beberem em memória de mim”. 26 Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. 27 Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. 28 Examine-se cada um a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. 29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação. 30 Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram. 31 Mas, se nós tivéssemos o cuidado de examinar a nós mesmos, não receberíamos juízo. 32 Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo. 33 Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem uns pelos outros. 34 Se alguém estiver com fome, coma em casa, para que, quando vocês se reunirem, isso não resulte em condenação. Quanto ao mais, quando eu for lhes darei instruções.

Divisão da Ministração:

INTRODUÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO

II) ORIGEM DA CEIA

III) PARTICIPANTES DA CEIA

IV) O ATO FÍSICO

V) O ATO MENTAL

VI) O ATO ESPÍRITUAL

I) Introdução e Contextualização:

É impossível estudarmos essa passagem que fala sobre a Ceia sem antes entendermos o contexto da carta.

Logo no começo de I Coríntios vemos que o problema principal é o de DIVISÃO nas igrejas.

Por isso Paulo diz em 1:10 - Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês; antes, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.

Essas igrejas estavam refletindo mais o mundo do que o Senhor Jesus. Divisões de todo tipo, problema no modo de se vestirem, egoísmo nos dons espirituais, não corrigiam pecado sexual por medo de perder alguém rico, divisões sobre ensinos sobre a ressurreição – e até mesmo na Ceia do senhor eles estavam se dividindo e agindo egocentricamente.

Os coríntios perderam a noção de quem eles eram em Jesus.

Fez um problema sério de facção no capitulo 3!

Paulo traz uma séria advertência, pois a Ceia que deveria ser uma proclamação pública e uma demonstração clara do amor de Jesus pela Sua igreja havia se tornado um ato de vergonha e grande tristeza – veja 11:17 - 17 Entretanto, nisto que lhes vou dizer não os elogio, pois as reuniões de vocês mais fazem mal do que bem. 18 Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio.

Às vezes a gente acha que essa advertência só foi para aquela igreja e não tem muita importância para nós hoje. A gente acha que Jesus jamais falaria isso para a nossa igreja. De modo nenhum, essa advertência tem uma praticidade gigantesca para nós hoje.

Mas essa divisão toda tinha seu lado positivo, pois revelava aqueles que tinham entendido quem eles eram antes de Cristo e como eles deveriam viver uma vez que se tornaram cristãos (19 Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados).

O pessoal de Coríntio estava fazendo da Ceia do Senhor a ceia deles mesmos - 20 Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor, 21 porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. 22 Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que lhes direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não!

Ao invés de usar aquele momento para refletir o puro amor de Jesus para com a igreja, quando Ele se deu e morreu pelas pessoas, um ato completamente oposto de egoísmo, os cristãos em Coríntio estavam usando aquele momento para satisfazerem as suas próprias vontades de forma egoísta.

Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. 22 Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm?

Quantas vezes a gente participa da Ceia na igreja da mesma forma que os cristãos em Coríntio. A gente lê essa passagem antes da Ceia e participa, sendo que do outro lado da igreja ficam os pobres que passam necessidades. A gente vai para igreja cheios do almoço de domingo, enquanto outros ali passaram a semana todo na “dureza”.

Nesse contexto de egoísmo (11:17-22), onde os mais ricos não se importam com os mais pobres, Paulo os lembra do que Jesus disse a respeito da Ceia. Paulo quer despertar os corações dos cristãos em Coríntio para a essência da comunhão entre irmãos e com Jesus.

Outros Nomes Dado a esse Sacramento

*Ultima Ceia

*Eucaristia

*Ceia do Senhor

*Mesa do Senhor

*Partir/Quebrar o Pao

II) A ORIGEM HISTÓRICA DA CEIA

Vs. 23 Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão 24 e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. 25 Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso sempre que o beberem em memória de mim”.

A origem histórica da Ceia está na ultima noite do Senhor Jesus. Esse sacramento não é invenção de homens - é uma ordenança dada por Jesus na noite em que Ele foi traído.

Lucas 22:14-20 - Então, prepararam a Páscoa. 14 Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram-se à mesa. 15 E lhes disse: “Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer. 16 Pois eu lhes digo: Não comerei dela novamente até que se cumpra no Reino de Deus”. 17 Recebendo um cálice, ele deu graças e disse: “Tomem isto e partilhem uns com os outros. 18 Pois eu lhes digo que não beberei outra vez do fruto da videira até que venha o Reino de Deus”.19 Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. 20 Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês..

FAÇAM ISSO” --- uma ordem, um mandamento.

Então vemos que esse sacramento não é coisa de homens, mas foi estabelecido e ordenado pelo nosso Senhor Jesus. Por isso há a necessidade de obedecermos – assim como o batismo!

No próximo domingo veremos como a instituição da Ceia está ligada com outro acontecimento histórico, a Páscoa!

II) OS PARTICIPANTES DA CEIA

Quem pode participar da Ceia?

v.22 – “Ou vocês desprezam a igreja de Deus?”

v. 23 – “Pois o que recebi do senhor também lhes entreguei” – lhes = cristãos em Coríntio.

v. 25 –“Façam isso” --- quem estava presente na Última Ceia? Os discípulos!

v. 26 - 26 Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. – Quem proclama o Evangelho? Os cristãos, a igreja!

Quem participa são os cristãos, aqueles que crêem e confessam que Jesus morreu pelos pecados e os libertou da escravidão do pecado.

Importante: A Ceia não é um SEGREDO/MISTÉRIO. Não é algo feito escondido. Não é algo místico só para os de dentro.

“Nossa, tem gente visitando, o que eles vão achar?” --- Não, a Ceia é uma ótima proclamação.

Quem participa, sim, são os “de dentro”. Mas todos devem assistir. Principalmente os “de fora”.

É bom que assistam e vejam o evangelho sendo proclamado de forma visível, não só audível.

V.26 - vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.

Não é para constranger. Não é para trazer vergonha nem peso. Convido os que visitam que assistam e reflitam na importância da igreja lembrar-se da morte daquele que nos comprou.

Precisa Ser Batizado? Não necessariamente. Mas a pessoa não deve cumprir/obedecer a um sacramento e ignorar o outro.

O requerimento é crer em Jesus.

Crianças Devem Participar? Não recomendo. Desde pequeno é bom que eles entendam que isso é para aqueles que proclamam Jesus como Senhor Deus e Salvador.

Nada impede de depois dar um pouquinho do suco e um pedacinho de pão, mas durante o ato em si quando todos participam seria melhor que eles não participassem

Às vezes é ministrado em hospital e em casamento – mas essas são exceções.

O lugar apropriado é na igreja com todos presentes:

v.17 - pois as reuniões de vocês .v.18 - quando vocês se reúnem, v.20 - Quando vocês se reúnem, v. 33- Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem v.34 - quando vocês se reunirem.

III) O ATO FÌSICO

As ações, ou atos físicos são descritos em 4 partes.

Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão 24 e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. 25 Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso sempre que o beberem em memória de mim”.

1) dar graças

2) partir o pão (geralmente as refeicoes comecavam com a oracao e o pao).

3) beber do copo

4) refeição/ceia

1) Dar Graças – (eucaristia)-- Na noite em que ele foi traído, Ele deu graças! Às vezes a gente vem para Ceia cheio de preocupação e com o coração todo sufocado que até esquecemos que o maior aspecto da Ceia é o coração grato de poder participar desse sacramento tão lindo.

I Tess. 5:18 – Alegrem-se sempre. 17 Orem continuamente. 18 Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

Col. 1:12 - E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e 11 sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,12 dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.13 Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, 14 em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.

2) COMER O PÃO ---- não importa o tipo de pão. O que importa é o que o pão representa.

Lucas 22 - 19 Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. 20 Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.

“Isto é meu corpo” ---- essa frase trouxe muita controvérsia.

Católicos acreditam que o pão se torna literalmente o corpo de Cristo (transubstanciação = a substancia é transformada literalmente no corpo e sangue de Jesus).

Nessa interpretação, Jesus se apresenta fisicamente em vários lugares.

Lutero (Luteranos) manteve uma idéia semelhante. Consubstanciação = com a substância. Os elementos se mantêm pão e vinho, mas de forma espiritual é transformado dentro do corpo do cristão. Ao contrário da Transubstanciação que a matéria é transformada, na consubstanciação a matéria está junta com o corpo e sangue.

Os presbiterianos seguem Calvino que acreditava na presença espiritual de Jesus através do Espírito Santo.

“Finitum non capax infinitum” --- o finito não pode conter o infinito. O corpo de Jesus não pode estar em todo lugar ao mesmo tempo.

Zwuínglo acreditava no memorial. A Ceia era um poderoso memorial, nada mais.

O “Pao” representa o corpo de sofrimento e aflicao. Veja Deut. 16:3 - Nela não comerás levedado; sete dias nela comerás pães ázimos, pão de aflição (porquanto apres-sadamente saíste da terra do Egito), para que te lembres do dia da tua saída da terra do Egito, todos os dias da tua vida.

Assim como o pao azimo representava a aflicao que havia se tornado redencao, o corpo de Jesus representa a aflicao que nos traz a redencao!

Em favor de vocês” – Paulo enfatiza que a morte de Jesus é exemplar para todos os cristãos e deve ser imitada! Não houve nada de egoísmo da parte de Jesus!

2) BEBER do CÁLICE ----- Não especifica se é vinho ou suco de uva. Fala “fruto da videira”.

Usamos o suco de uva, pois culturalmente é melhor, gerando menos escândalo.

Vemos o comer do pão e o beber do vinho como “MEMORIAL”, mas assim como Calvino vemos que tem o aspecto espiritual. Mas não cremos nem em transubstanciação nem em consubstanciação.

Se fossemos levar literalmente a afirmativa que o pão e o vinho são partes literais do corpo de Cristo, precisaríamos interpretar literalmente que Jesus era um bom pastor, que ele era uma porta, era um caminho.

O que realmente importa é o simbolismo e o cumprimento das profecias - o copo representa o sangue da alinça feita com seu povo.

Jer. 31:31 - Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.

Ex. 24:8 - Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o SENHOR tem feito convosco sobre todas estas palavras.

3) A REFEIÇÃO --- a maioria das igrejas não celebram uma ceia. A gente aqui faz questão de após o culto de Ceia separarmos um tempo para almoçarmos e ceiarmos juntos. Vemos como um tempo muito importante de comunhão e que podemos mostrar nosso amor para com os outros.

Segue um principio de I Coríntios: Compre sempre do melhor. Não seja “miguézão” no domingo de Ceia. Abençoe os irmãos! Compre Guaraná Antártica ao invés de Tubaína. Compre coisa de qualidade. Guarde um dinheiro para termos um tempo saudável onde todos curtam!

E aqueles que tem mais dinheiro não fiquem comparando as coisas que comparam com as das pessoas mais simples. “Poxa, eu comprei manteiga Aviação, o fulano trouxe margarina Sadia!’. Não, façamos isso!

A igreja primitiva praticava a comunhão através da refeição, vemos como um bom exemplo a ser seguido.

Sobre a Freqüência: A Bíblia não demanda uma freqüência exata. Parece que a igreja primitiva celebrava toda vez que eles se ajuntavam (At. 2)

Jesus apenas diz, “Façam isso sempre” façam isso sempre que o beberem

IV) O ATO MENTAL/AÇÃO MENTAL

“façam isto em memória de mim” – Toda vez que a gente participa da Ceia, é necessário que nossa mente vá para a obra de Jesus!

Em memória – em lembrança de MIM --- Não em memória das suas discussões, do seu carro, do seu trabalho, da sua filha – não! em memória da vida e obra e ressurreição de Jesus!

Em lembrança (ἀνάμνησις) – um memorial

A Bíblia foca muito em memoriais, pois a mente humana é fraca e esquece facilmente os grandes feitos de Deus. Deus em sua infinita sabedoria ordena que façamos memoriais.

Memoriais olham para o passado, ajudam a fortalecer o presente e trazem esperança para o futuro (o mesmo Deus irá cumprir suas promessas).

Josué 4:5-7 -- Chamou, pois, Josué os doze homens, que escolhera dos filhos de Israel; de cada tribo um homem; 5 E disse-lhes Josué: Passai adiante da arca do SENHOR vosso Deus, ao meio do Jordão; e cada um levante uma pedra sobre o ombro, segundo o número das tribos dos filhos de Israel; 6 Para que isto seja por sinal entre vós; e quando vossos filhos no futuro perguntarem, dizendo: Que significam estas pedras? 7 Então lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca da aliança do SENHOR; passando ela pelo Jordão, separaram-se as águas do Jordão; assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel.

Você olha para aquele copo, para aquele pão e se lembra que Deus virou homem, se humilhou – teve seu corpo destruído, a pele rasgada, a carne machucada. Mas Ele triunfou e hoje vive, reinando sobre todas as coisas.

Não tem nada de místico! Não tem nada de Nova Era.

É a lembrança de um fato e de um momento histórico que ocorreu. Isso é história, não é misticismo!

V) O ATO ESPIRITUAL

As pessoas que não são cristãs podem fazer os dois itens anteriores. Eles podem beber e comer e eles podem pensar em Jesus. Mas o ato espiritual só cabe aqueles que foram regenerados pelo Espírito.

Uma participação genuína com a família de Jesus. Um entendimento/revelação do que é participar do corpo de Jesus.

27 Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. 28 Examine-se cada um a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. 29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação. 30 Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram. 31 Mas, se nós tivéssemos o cuidado de examinar a nós mesmos, não receberíamos juízo. 32 Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo. 33 Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem uns pelos outros. 34 Se alguém estiver com fome, coma em casa, para que, quando vocês se reunirem, isso não resulte em condenação.

v.27 – “Indignamente” --- de forma que não se encaixa com o sentido verdadeiro desse sacramento. “Nao é de acordo com o valor”.

Veja o que Gordon Fee fala em seu comentário sobre essa palavra:

“É uma pena que esse advérbio foi traduzido como “indignamente” na KJV. Já que esse advérbio em inglês (e em português) particularmente seria mais aplicável para a pessoa que come ao invés do modo que está sendo feito, essa palavra se tornou ameaçadora para os cristãos de língua inglesa (e portuguesa). Pessoas estão “indignamente” se elas têm algum pecado na vida delas, ou cometeram algum pecado durante a semana. Isso resulta na leitura do versículo 28 de forma pessoal e introspectiva, a pessoa se examina e se auto denomina digna de participar. A tragédia dessa interpretação é imensa, pois acaba afastando certas pessoas de participarem e traz culpa àqueles que participam” (The New International Commentary of the New Testament, pg. 560).

Paulo não está falando que se você sente mal, se sente indigno você não deve participar. Paulo fala que aqueles que não querem viver de forma humilde, se dando pelos outros, seguindo o exemplo de Jesus, esses não deveriam estar participando.

Indignamente no contexto é desprezar as pessoas mais pobres da igreja.

Indignamente é viver de forma arrogante enquanto Jesus foi totalmente humilde. Desprezar, enquanto Jesus aceitou. Não dar, enquanto Jesus deu tudo.

v.28 “Mas EXAMINIEM-SE (dokimazo) CADA UM” ---

aprovar por teste

· Isso não é um chamado para um profundo auto-exame para determinar se você é digno ou não. Ao contrário, essa expressão serve para contrastar com o exame de Deus no qual uma participação indigna levará!

* O examinar/a avaliação é para trazer a pessoa para a Mesa do Senhor, e não afastar!

A igreja como um todo deve se examinar, e assim ter a certeza de que não estão agindo de forma contrária a intuição primária da proclamação que ocorre neste sacramento.

Salmo 26:2 - Examina-me, SENHOR, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.

Lamentações 3:40 – Esquadrinhemos (examinemos) os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o SENHOR.

II Cor. 13:5 – Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!

I Tess. 5:21 - Não tratem com desprezo as profecias,21 mas ponham à prova (testem) todas as coisas e fiquem com o que é bom.

A Resposta: Espere um pelo Outro (11:33-34)

V.33-34 “Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem (ou dividam) uns pelos outros. 34 Se alguém estiver com fome, coma em casa, para que, quando vocês se reunirem, isso não resulte em condenação. Quanto ao mais, quando eu for lhes darei instruções.”

* Os ricos deveriam comer uma refeição mais extravagante em suas próprias casas evitando assim todo tipo de constrangimento e divisão social que existe fora da igreja.

* Paulo não os aconselha a pararem com as refeições, fazendo do sacramento o que é hoje em dia nas igrejas, um mero pedacinho de pão e um golinho de suco de uva, mas que fosse feito com ordem e refletindo o propósito real desse sacramento.

A igreja não é para voce se sentir bem – não é um lugar que voce vai para se sentir bem. A igreja é um lugar de doação. Voce se da pelos outros, voce abençoa as pessoas.

Muitos lideres querem que a igreja seja um lugar para as pessoas se sentirem bem, sentarem e ficarem confortaveis. Não, a igreja é um lugar para voce se dar pelos outros.

Não venha de cara “amarga”, mau-humorado, venha feliz de poder refletir o amor de Jesus, que se deu por nos.

Reparta a comida, os bens!

Conclusões:

1) Celebramos a Ceia pois ela é fundamentada em nossa história. Sendo um mandamento do nosso Senhor Jesus.

2) Devem participar aqueles que tem Jesus como Deus, Senhor e Salvador de suas vidas.

3) A Ceia deve ter Jesus como o ser supremo de todo pensamento e ação. As nossas mentes devem estar nEle e nossas ações para com a igreja deve refletir o amor, carinho e misericórdia de Jesus. Sempre com gratidao!!!

4)A Ceia é um poderoso memorial, no qual lembramos e proclamamos o Evangelho.

Domingo de Ramos --- celebra a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, na semana de sua morte. Começa a Semana Santa, que acaba com a Páscoa - domingo da ressurreição.
Quando Jesus entrou em Jerusalém as pessoas o receberam com ramos de palmeiras. Celebrando e proclamando "Hosana".
O sentido da festa do Domingo de Ramos tratar tanto da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, e depois recordar sua Paixão, é que essas duas datas estão intrinsicamente unidas. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como Rei pela multidão no Domingo, é cruficidado sob o pedido da mesma multidão na Sexta. Assim, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa, e também sua solene abertura.Matthew 21:1-11; Mark 11:1-11; Luke 19:28-44; and John 12:12-19.Não temos o domingo de Ramos como um feriado ou dia sagrado, mas lembramos que esse domingo é importante, pois inaugura a semana da Piaxão de Cristo! O lembrar é sempre bom e importante!