sexta-feira, 4 de junho de 2010

UM APELO ÀS MAMÃES: VOLTEMOS A VERDADE DE DEUS

Culto especial do Dia das Mães

Texto Principal – Provérbios 31: 10-31

A minha intenção com esse estudo é fazer com que as mulheres/mães tirem os olhos da sociedade e cultura que nos envolvem e voltem seus olhos para a Palavra de Deus.

A Verdade de Deus deve ser nosso padrão de vida, não importa quão contrário isso vá com a nossa cultura!

Divisão da Ministração:

I) MÃE E A NOSSA SOCIEDADE:

A) OS ABUSOS

B) AS CONSEQUÊNCIAS

II) MÃE E A PALAVRA DE DEUS:

A) A IMPORTÂNCIA

B) O PAPEL/FUNÇÃO

I) MÃE E A NOSSA SOCIEDADE:

A) OS ABUSOS

Por séculos e séculos as mulheres vêm sofrendo todo tipo de abusos – físico, verbal, sexual, emocional. Se você pegar a Bíblia, você verá que com a entrada do pecado no mundo, através da desobediência de Adão e Eva, a estrutura de liderança criada por Deus foi totalmente deturpada.

Em Gen. 3:12, quando Deus vem confrontar Adão ele responde de forma rude e abusiva, mostrando já a conseqüência do pecado na vida dele e como o pecado passou a afetar o relacionamento do homem e da mulher, “Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.”.

Em Gen.12 temos o relato da ida de Abraão para o Egito, lá eles pegavam a mulher que eles queriam para dar ao rei do Egito. Vemos dois abusos: um porte parte do faraó e outro por parte de Abraão.

Gênesis 19 conta uma história ainda mais triste, quando os cidadãos de Sodoma querem abusar sexualmente dos dois visitantes e Ló oferece as suas filhas para serem molestadas pelos sodomitas.

Vemos que assim que o pecado entrou no ser humano o relacionamento entre homem e mulher se tornou o oposto do que havia sido criado por Deus.

Hoje continua o abuso das mulheres, por todo o mundo.

Por exemplo na Coréia do Sul tem um dito confuciano que diz, “Namjon yobi”, isto é, “homem é honrado, a mulher rejeitada”.

Na mesma Coréia do Sul – 1 entre 12 bebezinhos (menina) é abortada por ter o sexo feminino.

Esse é um país cuja população é 1/3 “cristã”. Estranho, não?!

Na Índia ocorria uma prática hinduísta muito forte (sati ou suttee) na qual eles queimavam as viúvas – um missionário cristão William Carey (1793) foi quem ajudou abolir essa prática.

Dados sobre a Violência para com a Mulher:

No Mundo: 25-50% das mulheres adultas foram vítimas de violência doméstica.

Paquistão: 70-90% das mulheres são abusadas pelos maridos.

Bangladesh: Metades das mulheres assassinadas ocorreu na própria casa.

EUA: 30% das mulheres assassinadas foi pelo namorado, marido ou ex-marido.

Brasil: 80% dos assassinatos e 70% dos estupros são feitos pelos maridos, parentes ou “amigos”.

Cairo: num subúrbio foram entrevistadas 100 mulheres - 30% das mulheres apanham todo dia e 34% apanham uma vez por semana.

Todos essas ações abusivas levaram a uma reação extrema:

B) AS CONSEQUÊNCIAS:

Uma re-ação aos abusos contra a mulher gerou o que hoje conhecemos por Revolução Feminina ou Feminismo (1930, 1960...).

O Feminismo começou e ocorreu com o objetivo correto – isto é, de dar um basta à opressão violenta, emocional e psicológica machista imposta sobre as mulheres.

*Direito de votar.

*Direito de trabalhar/estudar

*Direito de se defender dos abusos sexuais dos homens.

Mas como toda revolução, a Revolução Feminina foi para um outro extremo.

Toda revolta e revolução sem base bíblica geram mais males!

As mulheres não só buscaram a liberdade e os direitos de igualdade e dignidade, mas passaram a acreditar que não eram só iguais aos homens, mas que eram superiores a eles.

“Nós somos, como sexo, infinitamente superior aos homens...”Elizabeth Cady Stanton

Passaram a competir forças e lutar por vagas que naturalmente se cabem aos homens (exército, polícia e etc.).

As mulheres começaram a lutar pelo direito de aborto.

Lesbianismo cresceu, pois criaram ódio para com os homens.

O Feminismo:

É uma mentira do diabo para gerar mais destruição nos lares.

Tornou muitas mulheres arrogantes.

Mulheres largaram os lares e a educação dos filhos.

Não acreditam na estrutura de liderança criada por Deus – no qual o homem é o cabeça.

Promovem o aborto – matança de bebes.

Destrói todo tipo de distinção nos papeis sexuais criados por Deus.

Um estudo feito nos Estados Unidos, o General Social Survey, detectou que as mulheres estão mais tristes do que estavam há três décadas – e mais insatisfeitas com suas vidas do que os homens. Nos anos 70, quando começou a emancipação feminina, com entrada no mercado de trabalho, pílula anticoncepcional, liberdade sexual, elas se sentiram exultantes. Mas quanto mais conquistaram, mais responderam à pesquisa – que é feita desde 1972 – dizendo que estavam infelizes.

Será que vai chegar o dia em que as mulheres vão amaldiçoar o feminismo?

por Martha Mendonça | Revista Época

http://catolicismo.wordpress.com/2009/09/23/mulheres-estao-menos-felizes-do-que-nos-anos-70/

“As mulheres americanas não estão felizes com seus empregos. É o que diz uma pesquisa feita na internet pelo AOL e publicada ontem no New York Daily News. Num universo de quatro mil mulheres, 67% disseram que mudariam de emprego “num piscar de olhos”. Do total, 79% disseram que “de jeito algum” deixariam seus filhos seguirem a mesma profissão que elas. Mais da metade (57%) declararam que gostariam de parar de trabalhar para ficar em casa e 63% dizem que seu trabalho é apenas sinônimo de contracheque, sem satisfação pessoal. E o pior: 69% acham que seu salário é muito pequeno.É verdade que uma pesquisa feita pela Internet não contempla todo o universo feminino. Mais, se levarmos em conta que usuárias da internet têm maior renda e instrução, a situação é bem mais triste.”

http://colunas.epoca.globo.com/mulher7por7/2009/09/09/americanas-nao-gostam-de-seus-empregos/

Essa liberdade alegada é uma falsa liberdade, pois não é a liberdade bíblica!

As mulheres acham que são livres, mas na verdade ainda estão escravizadas!

Todos esses problemas têm uma única raiz: a mentira!

Qual é a mentira? Que “o homem é superior que a mulher” – por isso as mulheres se revoltaram e foram para um outro extremo – achando que se libertaram acabaram por se escravizarem ainda mais.

As mentiras do diabo escravizam e tem escravizado muitas pessoas.

Gal. 4:3 Col. 2:6-8

II) MÃE E A PALAVRA DE DEUS:

A) A IMPORTÂNCIA DA MÃE/MULHER

Se a raiz dos abusos é a mentira, então nós precisamos da VERDADE. A verdade absoluta encontra-se na Bíblia.

A Palavra de Deus é quem nos liberta das mentiras de satanás.

Quando vamos para a Bíblia vemos que quando Deus criou o homem e a mulher Ele criou os dois à Sua imagem.

Gen. 1:26-28 - 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 27 E criou Deus o homem (adão – raça humana; diferente da palavra zakar =masculino e diferente da da palavra ish =homem) à sua imagem: à imagem de Deus o (o ser humano) criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos....

Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e deu-lhes o privilégio de serem vice-regentes no maravilhoso templo, chamado Éden. Um ajudaria ao outro.

Apesar de eles terem o mesmo ser, a mesma essência – o homem e a mulher têm funções diferentes.

Podemos ver essas funções diferentes no modo que Deus criou o corpo de cada um.

A mulher foi desenhada para gerar e nutrir bebes.

PROTETOR/PROVÊ/LIDERA DEUS É AMBOS NUTRI/CUIDA

ESSES DOIS ASPECTOS

ESTÃO NA CRAIÇÃO

HOMEM MAIS PORTETOR/LÍDER IMAGO DEI MULHER – NUTRI, CUIDA

Em nenhum lugar da Bíblia há o ensino da superioridade do homem. Como vimos a Bíblia deixa clara que tanto o homem como a mulher foram criados a imagem de Deus e isso exige respeito, dignidade e valor para os dois sexos.

Gálatas 3:25-29 - Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor (Lei). 26 Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, 27 pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. 28 Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. 29 E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa.

O cristianismo trouxe uma verdadeira reforma na sociedade judaico-romana, pois Jesus passou a aceitar as mulheres no seu círculo. Ele passou a tratá-las com respeito e dignidade, e como conseqüências os primeiros discípulos passaram a seguir esse exemplo e muitas mulheres foram tocadas e atraídas para Jesus por meio dessa atitude de amar e respeitar o sexo feminino que era tão desprezado.

Lc. 8:2 At. 1:14

O cristianismo verdadeiro da valor e dignidade as mulheres!

Uma vez esclarecido que Deus criou homem e mulher, negro e branco a Sua semelhança e que todos são dignos de respeito e dignidade, a gente pode partir para a última parte do estudo.

B) O PAPEL/FUNÇÃO DA MÃE

O papel da mãe na estrutura criada pelo Deus soberano é muito linda. Quando entendemos que Deus criou o homem e a mulher com o mesmo valor, com a mesma dignidade, mas que Ele criou nós com funções diferentes daí sim encontramos alegria e glorificamos a Deus verdadeiramente.

Nas igrejas em Éfeso havia um problema sério de mulheres quererem tomar a posição dos homens na liderança da igreja criada por Deus. Paulo alerta aquelas mulheres a lembrarem da Criação e de como Deus havia estabelecido a liderança.

I Timóteo 2 trata da ordem na adoração, Paulo quer que as igrejas em Éfeso reflitam a ordem estabelecida por Deus.

Paulo quer que os homens participem das orações e as mulheres ajam como devem agir – “Vamos lá homens, comecem a liderar as orações, levantem suas mãos. Mulheres, se adornem/arrumem com boas obras e submissão aos presbíteros que ensinam e lideram as igrejas (3:2; 5:17)!

I Tim. 2: 11-15 - A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição 9ele incentiva o aprendizado das mulheres!). 12 Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio. 13 Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva. 14 E Adão não foi enganado, mas sim a mulher que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora. 15 Entretanto, a mulher será salva dando à luz filhos — se permanecerem na fé, no amor e na santidade, com bom senso.

A mulher tem sua função e seu papel. Paulo lembra que quando Adão e Eva mudaram os papeis de liderança e quando a ordem da criação é ignorada isso traz danos profundos.

A implicação é clara: Adão e Eva violaram a ordem divina dos papéis/gêneros quando Eva levou Adão a desobedecer o mandamento de Deus. De forma parecida com I Coríntios 11:2-16, Paulo relaciona a atividade da igreja com a ordem divina na criação dos sexos. Mulheres serão salvas dos ensinos satânicos (I Tim. 2;15; 5:15) - e consequentemente salvas eternamente – se elas pararem de praticar os falsos ensinos e se devotarem aos deveres da criação no casamento, no ter filhos, e cuidando da família” (Theology of the New Testamente, Frank Thielman).

Funções diferentes não significa inferioridade. De modo nenhum! Não é por que eu não posso dar a luz que eu sou inferior. Não é por que a mulher não pode ter papel de presbítero que ela é inferior. Homens e mulheres têm funções diferentes!

Uma vez que entendemos que temos papeis diferentes e isso não significa inferioridade, mas diversidade, as mulheres podem servir muito melhor a Deus.

Um dos Papéis Principais das Mães é:

1 – Amar a Deus e buscar conhece-Lo com toda sua existência!

Mães, sejam apaixonadas por Jesus!

Leiam a Palavra! Orem! Jejum pelos seus filhos e maridos!

Estejam imersas na graça e no conhecimento do nosso Senhor!

Para que vocês sejam felizes e satisfeitas no dia-a-dia é necessário que vocês encontrem toda a alegria na cruz de Cristo!

2 – Amar, respeitar e Submeter ao Marido!

Tito 2: 3 Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom.4 Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos.

Hoje as pessoas odeiam a palavra “submissão”, mas é Deus quem ordena.

Ef. 5:15 -Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, 21 Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.22 Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23 pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. 24 Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. 33Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.

“Quando um marido lidera com Jesus Cristo e a esposa responde como a noiva de Cristo, há uma harmonia e mutualidade que é mais lindo e traz mais satisfação e gera mais frutos do que qualquer outro padrão de casamento criado por Deus. Deus ama sua criação e Ele ama a Sua glória.

E consequentemente quando seguimos o Seu padrão de casamento, nós nos satisfazemos mais e Ele é mais glorificado!” (John Piper)

3 - Gerar e Ensinar os Filhos Naturais:

Prov. 1:7-9 - O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. 8 Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, 9 Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço.

A gente vê a Casa como a Escola – essa é a imagem. Oposto dos dias de hoje.

Pai = instrutor Mãe = professora

Em tudo o que eles ensinam há o Temor do Senhor. E isso vale mais que pérolas!!

Veja o que essa passagem não diz:

“Pais trabalhem e larguem tudo para as mães!”

“Pai instrua os filhos e mãe vai trabalhar!”

“Mães e pais larguem as crianças nas escolinhas e vão ganhar $$$!”

A passagem revela a responsabilidade mútua dos pais na educação dos filhos!

A nossa cultura, sociedade e governo têm tirado das mães esse privilégio que é de ensinar os filhos!

APELO – Mamães ensinar os filhos é um privilégio e mandamento de Deus!!!

Efésios 6:4 - Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. A palavra grega para “criem” é a palavra paidéia. Muitos acham que o paidéia que eles precisam realizar é levar os filhos na igreja ou ler uma história da Bíblia de vez em quando.

O problema é que essa palavra é muito mais profunda que isso. No mundo grego-romano Paidéia englobava uma educação que tinha por objetivo aculturar a criança. As crianças eram aculturadas nas escolas, nas ruas, em casa.

Então, para obedecer ao mandamento bíblico dos pais “cuidarem” (paideiarem) os filhos é necessário uma radical imersão dos pais e como conseqüência das crianças nos padrões bíblicos.

A gente vê a paidéia cristã de forma clara em uma mãe em especial.

A dona Eunice.

A dona Eunice era a mãe do Timóteo (um dos maiores parceiros do apóstolo Paulo).

II Tim. 1:5 - Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você.

II Tim. 3:14-15 - Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.

O pai de Timóteo não era cristão, ele era um grego pagão (At. 16:3- Chegou a Derbe e depois a Listra, onde vivia um discípulo chamado Timóteo. Sua mãe era uma judia convertida e seu pai era grego.).

Paulo celebra a grande obra realizada pela mãe e avó de Timóteo – essa grande obra foi ter ensinado ele, desde jovem, a Palavra de Deus!

Mães, Deus vai te capacitar, independentemente da situação do seu marido, independente da situação financeira – seja fiel a Palavra!

A mãe fez o papel do pai e a lembrança dessa dedicação fortalecia a fé de Paulo e Timóteo.

Mães eduquem, ensinem, paideiem seus filhos. Você nunca sabe o que eles poderão fazer pelo Reino de Deus!

Outro Papel Muito Especial das Mulheres e Mães:

4 - Gerar e Ensinar As Filhas Espirituais!

Tito 2:1-5 - Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina. 2 Ensine os homens mais velhos a serem moderados, dignos de respeito, sensatos e sadios na fé, no amor e na perseverança. 3 Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom.4 Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, 5 a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.

Sejam Reverentes – a palavra está relacionada para sacerdotes.

Não Sejam Mentirosas e Não Sejam apegadas a vícios – era comum durante o Império Romano que as mulheres mais velhas fossem fofoqueiras e apegadas a vícios. Chega de fofoca! Vício em comida

Ensinem o que é BOM: seja por palavras ou por exemplo – Mães, vocês têm ensinado o que é bom?

a) “Mães ensinem as jovens a amarem seus maridos e filhos” --- a 1° coisa que Paulo quer elas ensinem é que AMEM seus Maridos e Filhos. Se dêem por eles.

b) “Ensine a serem Prudentes e Puras” – Ensinem as moças a manterem a virgindade, a se preservarem para o marido. Ensinem elas a serem prudentes – a pensarem sobre as coisas e usarem o discernimento! I Pe. 3:1-5 - Do mesmo modo, mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, a fim de que, se ele não obedece à palavra, seja ganho sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, 2 observando a conduta honesta e respeitosa de vocês. 3 A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. 4 Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus. 5Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam sua esperança em Deus - .

c) “estarem ocupadas em casa” --- não assistindo TV, lendo revistas de artistas, passando o tempo em frente do Orkut etc, mas cuidarem da casa!

d) “Bondosas e Sujeitas aos Maridos” – veja que a mulher não deve se sujeitar a qualquer homem, mas a seu marido que é líder.

Tudo isso é para a glória de Deus!!! Todas essas coisas não é para você somente se sentir bem, mas para que as pessoas vejam ordem de Deus nas suas vidas e nos seus lares e sejam tocadas.

Quantas mulheres hoje em dia se dizem cristãs e vivem uma vida completamente oposta do que o Senhor ensina – e como conseqüência muitas pessoas blasfemam o Evangelho.

Veja como essas características se assemelham com a Mãe Virtuosa de Provérbios 31! E ao mesmo tempo são o oposto do que mundo nos bombardeia.

O que voce mais ouve é que a mãe/mulher tem que ser independente e fazer o que ela sempre sonhou – por isso as mães hoje em dia desprezam o privilegio de trabalhar em casa e educar os filhos para buscar mais dinheiro e ser independente para viajar e comprar o que quiser.

Nos ultimos 5 anos tem recebido muitas cartas, como essa da Ann Landers:

“Estou tão cansada de todas essas pessoas ignorantes que chegam ao meu marido e perguntam a ele se a esposa dele trabalha tempo integral ou se ela só fica em casa... Aqui está a descrição do meu trabalho diário:

Sou uma esposa, mãe, amiga, amiga intima, conselheira pessoal, juíza, pacificadora, doméstica, lavadeira, chauffeur, decoradora, jardineira, faço planejamento, veterinária, manicure, cabeleireira, costureira, planejadora de finanças, administradora, secretaria pessoal, professora, diretora, psicóloga, enfermeira, nutricionista, chefe de cozinha, escrivã e nutricionista.

Ah, também sou pastora e professora de canto.

Pelos meus cálculos custaria mais que R$200 mil reais por anos o meu trabalho. E ainda tem pessoas que a do lar é nada menos que uma ignorante que só fica em casa assistindo tv.” (Ann Landers, May 1988, quoted in Mom, You're Incredible, by Linda Weber, Focus on the Family, 1994, pp. 23–24)

Mamães voltemos a Verdade de Deus!

Vocês são mais preciosas que ouro e joias!

Ensinem/Eduquem – Pandeia – seus filhos. Isso é um privil é gio e dever!

Gerem filhos que são aculturados pela Biblia.

Ensinem as filhas e filhos espirituais!