sexta-feira, 4 de junho de 2010

Por Isso Não Desanimamos!

Como não desanimar quando somos atribulados por todos os lados?

Como podemos nos manter alegres quando as dores, as tristezas e as decepções vêm ao nosso encontro?

Texto: II Corintios 4:7-16 -Mas temos esse tesouro (o Evangelho) em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. 8 De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; 9 somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. 10 Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. 11 Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal. 12 De modo que em nós atua a morte; mas em vocês, a vida. 13 Está escrito: “Cri, por isso falei”. Com esse mesmo espírito de fé nós também cremos e, por isso, falamos, 14 porque sabemos que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês. 15 Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus. 16 Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, 17 pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. 18 Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.

*Quais são os seus maiores temores? O que você mais teme que aconteça nessa vida?

Caso isso aconteça, como você pode manter a alegria?

Quando lemos esse trecho e lembramos da vida de Paulo podemos ver um homem que realmente foi perseguido, atribulado, espancado e nunca desanimou da alegria da salvação!

Paulo no seu chamado foi avisado que ia sofrer – Atos 9:15-16 (Atos 14:19; II Cor. 6:4-10; II Cor. 11:16-33). Assim também nós fomo chamados a sofrer! (Atos 14:22; I Pedro 1:20-22).

** Nessa carta de Paulo aos Coríntios um dos propósitos dele é defender seu ministério de falsas acusações que ele vinha recebendo de alguns líderes. Um dos argumentos de defesa de Paulo é o sofrimento dele pelo Evangelho!

II Corintios 4:

V.7 –“Mas temos esse tesouro (4:6) em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós” -

Primeiramente precisamos entender que o Evangelho – O Conhecimento da Glória de Deus na face de Jesus (4:6) é o maior tesouro que alguém pode ter!

TESOURO (θησαυρός) – lugar onde coloca as preciosidades.

Mat. 13:44 - “O Reino dos céus é como um tesouro (kalos) escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo; Mat. 13:52 - II Tim. 1:14

Esse magnífico tesouro, o tesouro do Evangelho de Jesus – que nos escolheu quando ainda eramos inimigos dEle e morreu por nós para nos salvar – está em vasos de barro!

*VASOS de BARRO = nossos corpos frágeis e decadentes! O Paradoxo – Deus escolheu o lugar frágil e decadente para depositar o Seu tesouro, para que o poder dEle seja magnificado!

v.7 - Mas temos esse tesouro (4:6) em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós”

Veja o versículo 15 - Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus .

II Cor. 11:30; II Cor. 12:8-10

Precisamos entender que os sofrimentos fazem com que o TESOURO do Evangelho seja mais valorizado, pois Deus se mostra todo poderoso e nós meros homens – com isso Ele é mais glorificado!

** Outro aspecto do sofrimento na vida do cristão é que – outras pessoas são beneficiadas!

v.15- Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus.

II Cor. 1:3-7 (v.6 - Se somos atribulados, é para consolação e salvação de vocês; se somos consolados, é para consolação de vocês)

2 Aspectos Importantes do Sofrimento:

1 – O tesouro do Evangelho é mais valorizado, pois o poder de Deus se torna mais evidente!

2 – Outras vidas são beneficiadas!

Paulo nos ajuda ainda mais mostrando como devemos agir: 16 Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, 17 pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. 18 Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.

V.18Fixamos nossos olhos no invisível!!

Para a mente humana parece ridículo falar para alguém colocar os olhos no que não se vê, mas é exatamente isso que Paulo nos exorta a fazer.

Colocamos nossa mente, nossas vidas e corações no Evangelho de Jesus.

Rom. 1:20 – Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;

Col. 1:15 – Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação

I Tim. 1:17 – Ao Rei eterno, o Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

Veja o contraste do versículo 17:

Sofrimentos – Leves – Presentes ===(produzem) == Glória – Pesada – Eterna

A gente só sofre por pouco tempo nessa vida, e o sofrimento é leve, muito leve e de curta duração, comparado com o peso da glória que receberemos e da eternidade que passaremos com Jesus.

Heb. 11: 24-27-Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó, 25 preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo. 26 Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa. 27 Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.

Uma vez que entendemos esse princípio, podemos nos alegrar e não desanimar!

Alegramos-nos com as tribulações, pois elas produzem uma glória de peso eterno!

Romanos 8:18 - Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.

Que as dificuldades que passamos possam gerar em nós alegria. Que possamos ser uma igreja alegre independete da situação.

Filip. 3:1 – Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor!

Filip. 4:4 – Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!

I Tess. 5:16 – Alegrem-se sempre. 17 Orem continuamente.18 Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

II Cor. 8:2 – Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. 2 No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade.

Como Não Desanimar:

1 – Entenda que o Tesouro do Evangelho é mais valorizado nas tribulações, pois o poder de Deus é mais exaltado.

2 – Entenda que seus sofrimentos vão ajudar outras pessoas.

3 – Tire seus olhos do visível e coloque no Invisível – assim poderemos ver que esses sofrimentos são leves e temporários e produzem uma glória eterna e pesada.