sexta-feira, 4 de junho de 2010

Alguns Fundamentos para A Vida do Cristão

Texto – II Pedro 3:15-18

Divisão do Estudo:

I – É TEMPO DE SALVAÇÃO (v.15)

II – A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PALAVRA (v.16a)

III – má interpretação da palavra leva a destruição (v.16b)

IV – como nos guardar (v.17-18)

V – O propósito de tudo isto (v.18b)

I – É TEMPO DE SALVAÇÃO (v.15)

15 Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação,

Essa passagem está ligada com o versículo 9. Alguns falsos mestres estavam negando a 2° Volta de Jesus.

Uma vez que negamos a 2° Volta de Jesus ----- Perdemos a Esperança de um Julgamento Final ----- a Nossa Esperança é Vã ------- A Bíblia se torna Mentirosa!

Os homens olham para os tempos e classificam de acordo com os padrões humanos --- Idade Média, Renascimento, Revolução Industrial, Pós-Guerra, Feminismo e etc.

Mas nós como cristãos precisamos ver esse tempo como tempo de salvação!

Se nós, como igreja, entendermos que esse tempo é um tempo de misericórdia, que Jesus não voltou ainda para salvar aqueles que já foram comprados pelo seu sangue, isso gerará em nós um zelo por missões e evangelismo!

Não é tempo de viver como se nada fosse acontecer, mas como se cada dia fosse o último dia, para de alguma forma conseguirmos pregar o evangelho para a salvação!

Como igreja que possamos viver esses dias acumulando tesouros no céu, não buscando mais e mais nessa vida, mas vivendo e levando o Evangelho da cruz, pois esse sim é o poder da salvação e esse é o tempo da salvação!

Rom. 1:16 - Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.

II – A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PALAVRA (v.16a)

Pedro assegura os cristãos que os apóstolos tinham essa mesma doutrina como alicerce. Jesus não voltou ainda para que haja mais salvação.

Ele confirma que Paulo ensinava a mesma coisa – “É tempo de salvação!”Rom. 2:4 Rom. 10-11 –11:25-26 II Cor. 6:2

*João também ensina a mesma coisa em Apocalipse 6:10-11

Os autores do Novo Testamento viram esse tempo entre a 1° e a 2° vinda de Jesus como o Tempo de Salvação.

Pedro coloca as cartas de Paulo no mesmo nível que o Antigo Testamento.II Tim. 3:15-17 II Pe. 1:20-21

Por ser inspirada por Deus, a Bíblia tem coisas difíceis de serem entendidas! Coisas que a mente humana tem muita dificuldade de entender! ** “Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras...”.

Essa é uma das razões pela qual Deus deu pastores-mestres à Igreja --- Ef. 4:11-12

Tem muita passagem difícil e estranha de serem compreendidas, mas é pecado quando o cristão (principalmente os pastores) não explora essas passagens.

Permanecer no mesmo nível de entendimento da Palavra de Deus é pecado, pois revela preguiça e desprezo pelo tesouro da Verdade.**Heb. 5:11-6:1

Um dos maiores perigos hoje em dia para a vida saudável da igreja é um aparelho chamado TV! Ela torna as pessoas lerdas e preguiçosas!

John Stott fala o seguinte sobre o problema da tv na vida dos cristãos - “A televisão dificulta para as pessoas escutar com atenção e de modo responsivo... Cinco tendências nocivas da televisão:1) A TV tende a tornar as pessoas fisicamente preguiçosas;2) Tende a destituir as pessoas da crítica intelectual;3) Tende a tornar as pessoas emocionalmente insensíveis;4) Tende a tornar as pessoas psicologicamente confusas; 5) Tende a deixar as pessoas em desordem moral.

III – má interpretação da palavra leva a destruição (v.16b)

16 Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles.

Gente, isso é muito sério!

Pregação não é um joguinho!

Interpretação da Bíblia é caso de vida ou morte!

Tiago 3 diz, “Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor.”

A sua Teologia vai ditar as sua ações!

IV – como nos guardar (vS.17-18)

17 Portanto, amados, sabendo disso, guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais, nem percam a sua firmeza e caiam. 18 Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Não ignorando o fato de que má teologia e má doutrina destroem a vida, Pedro nos dá o antídoto para não sermos destruídos – CRESCER/EXPANDIR na:

GRAÇA ---- graça é o favor imerecido de Deus. É entender que tudo que temos vem como dom de Deus.

A gente não merece nada!!!! Nem mesmo a salvação!!

Rom. 3:22-24 Rom. 11:6 Ef. 1:5-7 Ef. 2:4-9 II Tim. 1:9 Tito 3:4-8

Sola Gratia – somente pela graça!

Crescer na graça é saber que eu estava morto, fedido, sujo e que Jesus veio e me deu vida por causa da misericórdia dEle e não por que eu sou melhor que o outro! E quando você reconhece isso, você não passa mais a viver para si mesmo, mas para aquele que te comprou e te deu a vida!

CONHECIMENTO --- Muitas pessoas desprezam o conhecimento pela Palavra, isso é pecado e abre a pessoa para todo tipo de falso ensino e falso ensino leva a destruição! Filp. 3:10 -- Ef. 4:11-16 -

Crescer na Graça e no Conhecimento de quem?

Do nosso SENHOR (κύριος) --- aquele que tem poder sobre pessoas e coisas. Esse título era usado para César e para Deus no Antigo Testamento. Se Ele é o nosso Senhor, nós somos seus escravos. E o escravo deve crescer na graça e no conhecimento do seu senhor. Jesus é Senhor!!! Não um mero mestre de éticas, mas Soberano sobre todas as coisas.

Do nosso Salvador --- Foi Ele quem nos salvou e é Ele quem salva ainda hoje.

V – O propósito de tudo isto (v.18b)

A ele (Jesus) seja a glória, agora e para sempre! Amém.

Toda nossa vida, todo nosso esforço em crescer na graça e no conhecimento tem um único objetivo – GLORIFICAR JESUS!!!

Que toda a glória seja sempre dada a Deus. Isso é Soli Deo Gloria!

Nós somos meros escravos, comprados pela graça de Jesus e chamados a crescer nessa graça e no conhecer do nosso Senhor e Salvador.

Nosso propósito como a Igreja em Campinas Soli Deo Gloria é de:

a) Viver como Tempo de Salvação – acumulando tesouros no céu, espalhando o Evangelho de Jesus Crucificado para todos, pois é por isso que Jesus não voltou ainda.

b) Sermos zelosos pela interpretação correta da Palavra de Deus, pois isso é caso de vida ou morte já que a nossa Teologia dita nossos passos e ações.

A Bíblia tem o grande foco, pois:

*A Palavra santifica a igreja Jo.17:17

*Liberta das mentiras Jo.8:31-32

*Torna os cristãos saudáveis I Tim.4:6

*O cristão amadurece no entendimento das Escrituras Ef. 4:11-12

c) Enquanto esperamos pelo nosso Senhor a gente deve Crescer na GRAÇA e no CONHECIMENTO do nosso Senhor e Salvador Jesus, pois só assim perseveraremos até o fim – livres dos falsos ensinos.

d) Dar toda a glória a Deus em todo o tempo e em toda circunstancia – por isso Soli Deo Gloria, a Deus somente seja a glória!

Rom. 16:27 - Sim, ao único Deus sábio seja dada glória para todo o sempre, por meio de Jesus Cristo. Amém!