segunda-feira, 1 de novembro de 2010

DOMINGO DE CELEBRAÇÃO DA GRANDE REFORMA

No dia 31 de Outubro é celebrado o Dia da Reforma Protestante e muitas pessoas podem se perguntar, “Qual a importância de celebrar o dia da reforma protestante?”. A resposta mais simples é que hoje você tem uma Bíblia em português em suas mãos e está nesta igreja devido ao sacrifício, dedicação e martírio de muitos homens que viram a necessidade de reformar a igreja. A história é de extrema importância, pois ela nos ensina e nos inspira!

Alguns teólogos e historiadores alegam que a Reforma Protestante foi “depois da introdução do Cristianismo, o maior evento na história – marcando o fim da Idade Média e o começo da Idade Moderna” (Philip Schaff, History of the Christian Church, Vol. VII. Eerdmans). E a triste informação é que quase nenhum cristão estudou ou se interessa por esse período de tempo tão importante para nós.

Muitos poucos cristãos sabem quem foi Wycliffe, Jan Has (John Huss), Lutero, Zwinglio, Calvino, Guilherme Farel, John Knox

Hebreus 12:1-2 - Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

O meu objetivo com essa pregação é educar e ao mesmo tempo estimular os cristãos a correr a corrida da fé com perseverança!

Divisão do Estudo:

I) CURTA HISTÓRIA DA IGREJA PRIMITIVA

II) PRÉ-REFORMA

III) A REFORMA

IV) A REFORMA E HOJE

I) CURTA HISTÓRIA DA IGREJA PRIMITIVA

Desde o princípio da igreja primitiva os cristãos sofreram perseguições. Começando com os judeus e passando para os romanos – o ódio contra essa religião exclusivista levou a morte de muitos homens e mulheres.

Temos o relato do primeiro seguidor de Jesus a ser morto por sua fé em Atos 7 – Estevão. Depois dele muitos outros foram assassinados.

Perseguições oficiais pelo Império Romano não ocorreram até por volta de 250 d.C. antes disto elas eram locais e esporádicas. Como ocorreu com Nero por volta de 64-68. Depois em 95 com o imperador Domiciano.

Em 112 d.C. o governador Plínio, o Novo ordenou perseguição aos cristãos em Bitínia (sob o imperador Trajano).

A primeira grande perseguição oficial se deu sob o império de Marcos Aurélio (161-180). Esse homem odiava os cristãos – durante esse tempo que temos a morte de Justino Martírio e Perpétua e Felicidade.

Perseguição Universal ao Cristianismo se deu em 250 d.C. com o imperador Décio. Depois dele, Diocleciano passou a perseguir ferozmente os cristãos – destruição das Bíblias e igrejas, morte e perseguição aos cristãos.

Somente em 313 com Édito de Milão que Constantino declarou a liberdade de religião.

Constantino teve um sonho na noite antes de uma batalha na qual ele viu uma cruz e as seguintes palavras “In hoc signo vinces” – sob esse símbolo vencerá. Após 317 o imperador adotou o cristianismo como religião oficial e depois disso uniu a Igreja e o Estado. Por volta de 380 d.C. o cristianismo se tornou a religião oficial do estado.

** Partimos então para uma nova era na igreja. A igreja passa de perseguida a perseguidora, de humilde para arrogante, de simples para extravagante.

Não podemos ignorar os grandes avanços trazidos pelo cristianismo, mas neste estudo o foco é o negativo – razão para a chegada da Reforma.

  • Abuso da autoridade papal --- A supremacia papal dizia que o pontífice romano, o papa, era a representação de Deus na terra ou o vigário de Cristo (aquele que assume o lugar de Cristo). Sendo assim, as decisões papais feitas através de decretos ou bulas tinham autoridade maior do que a Escritura.Salvação naquela época era o mesmo que obediência ao papa. Sendo ele o soberano representante de Deus, não só a Igreja estava sob seu comando, mas também toda a lei civil. O papa Gregório VII defendeu a idéia de que o papa “é o único que deveria ter os pés beijados pelos príncipes”, depor imperadores e absolver ou não os súditos dos impérios de suas obrigações feudais [2]. O chefe da Igreja comandava também a vida comum e a propriedade dos cidadãos de todo o império [3]. A bula papal, anunciada pelo para Bonifácio VII em 1302, chamada de “Unam Sanctam” dizia que, assim “como houve um única arca, guiada por apenas um timoneiro, assim também havia uma única santa, católica e apostólica igreja, presidida por um supremo poder espiritual, o papa, que podia ser julgado apenas por Deus, não pelos homens. Desta forma ele concluiu: “Declararmos, estabelecemos, definimos e pronunciamos que, para a salvação, é necessário que toda criatura humana esteja sujeita ao Pontífice Romana [4]”.O sistema sacramental era outra grande estratégia da Igreja daquele tempo. Através desse sistema, os sacerdotes recebiam poderes incríveis como, por exemplo, perdoar os pecados do povo e também de conceder ou retirar a vida eterna.Dessa forma, a Igreja Católica Romana caiu em grande erro. Quando alguém se afasta da Bíblia, pensa que é Deus. Autoridade da Igreja é Jesus Cristo e não há quem possa substituí-lo. Ele, e só ele, é o cabeça da igreja (Ef 1.22; Ef 5.23)
  • Venda de indulgências
  • Falsa Santidade
  • Falsa Salvação
  • Proibição da leitura da palavra para todos
  • Propina e falta de justiça
  • Todas as terras eram da igreja
  • Impostos pesados
  • Idolatria – santos e imagens são idolatradas
  • Cruzadas

II) PRÉ-REFORMA

Como vimos depois da legalização do cristianismo e principalmente depois de se tornar a religião oficial do império romano a igreja passou por profundas mudanças.

Muita coisa boa ocorreu, mas muita coisa ruim também aconteceu – principalmente entre os séculos 14 e 15.

Devido a terrível decadência da Igreja Católica Romana – alguns homens sentiram que era a hora de começar uma reforma na igreja. Mas desta vez a igreja romana não gostou da idéia.

Nesse período surgem homens como:

· Pedro Waldo (1140 – c. 1218) - Um movimento conhecido como os Waldensianos provavelmente foi fundado no século XI por Pedro Waldo. Pregadores viajantes conhecidos como os Homens Pobres de Lyons enfatizaram o estudo e a pregação da Bíblia. Traduziram o Novo Testamento para a língua comum do povo, rejeitaram as doutrinas católicas do sacerdócio e purgatório, e defenderam à volta às Escrituras como a única autoridade na religião.

· John Wycliffe (132031 de dezembro 1384) - Wycliffe queria o retorno da Igreja à primitiva pobreza dos tempos dos evangelistas, algo que, na sua visão, era incompatível com o poder temporal do papa e dos cardeais. Para ele o Estado deveria tomar posse de todas as propriedades da Igreja e encarregar-se diretamente do sustento do clero. Logo, a cátedra deixou de ser o único meio de propagação de suas idéias, ao iniciar a escrita de seu trabalho mais importante, a Summa theologiae. Entre as idéias mais revolucionárias desta obra, está a afirmação de que, nos assuntos de ordem material, o rei está acima do papa e que a Igreja deveria renunciar a qualquer tipo de poder temporal. Sua obra seguinte, De civili dominio, aprofunda as críticas ao Papado de Avignon (onde esteve a sede provisória da Igreja de 1309 até 1377), com seu sistema de venda de indulgências e a vida perdulária e luxuosa de muitos padres, bispos e religiosos sustentados com dinheiro do povo. Wycliffe defendia que era tarefa do Estado lutar contra o que considerava abusos do papado. A obra contém 18 teses, que vieram a público em Oxford em 1376. Suas idéias espalharam-se com grande rapidez, em parte pelos interesses da nobreza em confiscar os bens então em poder da igreja. Wycliffe pregava nas igrejas em Londres e sua mensagem era bem recebida. "A verdadeira autoridade emana da Biblia, que contém o suficiente para governar o mundo", cita Wycliffe em seu livro De sufficientia legis Christi. Wycliffe afirmava que na Bíblia se encontra a verdade, a fonte fundamental do Cristianismo e que, por isso, sem o conhecimento da Bíblia não haveria paz na Igreja e na sociedade. Com isso, contrapunha a autoridade das escrituras à autoridade papal: "Enquanto temos muitos papas e centenas de cardeais, suas palavras só podem ser consideradas se estiverem de acordo com a Bíblia". Idêntico princípio seguiria Lutero mais de 100 anos depois, ao liderar a Reforma Protestante. Um decreto deste Concílio (expedido em 4 de maio de 1415) declarou Wycliffe como herético, recomendou que todos os seus escritos fossem queimados e ordenou que seus restos mortais fossem exumados e queimados, o que foi cumprido 12 anos mais tarde pelo Papa Martinho V. Suas cinzas foram jogadas no rio Swift, que banha Lutterworth.

  • John Huss – Em sua época, havia uma “verdade” oficial e inquestionável – a verdade da Igreja Católica Apostólica Romana. No entanto, John Huss, conhecendo a legítima Verdade não se calou e fez com que muitos homens e mulheres tivessem acesso à verdadeira libertação dada por Jesus. (Hus pregava o Sacerdócio Universal dos Crentes, no qual qualquer pessoa pode comunicar-se com Deus sem a mediação sacramental e eclesial. Antes de ser queimado, Hus disse as seguintes palavras ao carrasco: "Vocês hoje estão queimando um ganso (Hus significa "ganso" na língua boêmia), mas dentro de um século, encontrar-se-ão com um cisne. E este cisne vocês não poderão queimar." Costuma-se identificar Martinho Lutero com esta profecia (que 102 anos depois pregou suas 95 teses em Wittenberg), e costumeiramente se costuma identificá-lo com um cisne.)

Tudo isso preparou o caminho para a Grande Reforma!

III) A REFORMA

Depois de anos de preparação Deus levantou um homem para ser aquele que abriria de vez os portões da Reforma!

Martinho Lutero – um alemão de ordem Agostiniana que virou doutor em teologia devido a ordem de um de seus superiores. Quando estudava o livro de Romanos 1:17 e depois de ver toda a falsidade da igreja Católica Romana – Lutero se levantou contra os abusos.

Prega as 95 teses em 31 de outubro de 1517 na porta da igreja do castelo de Wittenberg. Depois disto muita coisa ocorreu, mas já havia começado uma “revolução” naquele lugar! (ver powerpoint)

A Reforma começada por Lutero se espalha pela Europa e outros dois nomes são muito importantes:

Ulrico Zunglío – Fundador da Tradição Reformada! Levou a Reforma da Alemanha para a Suíça. No ano de 1523, Zwinglio apresentou diante do conselho da cidade as suas Articuli sive conclusiones LXVII [Os 67 Artigos ou Conclusões], em que reinvindicou a supremacia da Escritura Sagrada sobre a autoridade papal e a tradição romana. Nestes artigos se opôs ao culto de imagens, as relíquias e aos santos, atacou a doutrina sacramental romana e o celibato do clero. Com a aprovação do conselho de Zurique transformaram os monastérios em hospitais, eliminou a missa e o uso de imagens nos templos, e adotou apenas dois sacramentos, o batismo e a Ceia. (powerpoint)

João Calvino – Frances que se teve muito impacto em Genebra (Suíça) - (powerpoint).

E muitos outros poderiam ser citados!

Como um resumo total a Reforma tinha por objetivo os 5 solas:

SOLA SCRIPTURA SOLA GRATIA SOLA FIDE SOLUS CHRISTUS SOLI DEO GLORIA

Como resultado da batalha desses homens – hoje podemos nos reunir aqui e ler a Bíblia em português!

IV) A REFORMA E HOJE

Semper Reformanda – O objetivo da Reforma foi que sempre se continuasse reformando a Igreja, e hoje vemos muita semelhança na igreja “evangélica” atual com as dos dias dos reformadores.

  • Preocupação excessiva com poder e status.
  • O dinheiro é a base de tudo – semelhante a venda de indulgências.
  • O poder de certos líderes – são mais elevados que Jesus e a Bíblia.
  • O povo é ignorante da Palavra.
  • A graça de Deus é vendida – a salvação não passa de barganha.
  • O evangelho de Jesus Cristo Crucificado não é mais pregado.
  • Os líderes não estudam mais a Palavra.
  • Não existe santidade. Ninguém prega sobre a importância da santidade.
  • A glória não é mais de Deus e sim dos homens.
  • A justificação se dá pelos dízimos e não pela fé.

Mais do que nunca precisamos voltar as verdades da Bíblia que foram guerreadas com o sangue de muitos desses homens.

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta”.

Que essa “nuvem” de heróis da fé nos ajude a continuar reformando a igreja de Jesus:

Voltemos a Palavra de Deus e a Palavra Apenas ---- Hoje as pessoas são tão ignorantes e analfabetas da Palavra de Deus quanto nos dias que precederam a Reforma. Muitos hoje têm a palavra dos grandes “evangelistas” e “apóstolos” como verdade acima da Sagrada Escritura.

Sl.119:7-11 – Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.

II Tim. 3:16-17 – Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

II Tim. 4:1-2 - Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

Que possamos voltar a Salvação pela GRAÇA! Que possamos compreender que a salvação se dá pela graça de Deus em nossas vidas – não por esforços e nem por obras! A salvação é um presente de um Deus soberano para um homem morto!

Que possamos voltar a salvação pela graça mediante a FÉ!

Romanos 3:21-24 – Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à lei.

Efésios 2:5-8 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos... Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.

Que possamos voltar a CRISTO! Que possamos pregar e conhecer a Cristo. Hoje as pessoas estão mais preocupadas com o próprio bem estar e com outros homens do que com Jesus Cristo.

Filipenes 3:7-8 - Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo

Que voltemos a glorificar o Senhor e Ele apenas. Que toda glória seja para o nosso Salvador e não aos homens!

Salmo 115:1 – Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade!

Isa. 42:8 – Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor.

Romanos 16:27 - ao único Deus sábio seja dada glória para todo o sempre, por meio de Jesus Cristo. Amém.

Nesse domingo celebramos a Grande Reforma Protestante, 31 de Outubro de 1517 – quando Lutero pregou as 95 teses na porta da igreja e a partir de então abriu se as portas para a reforma.

Hoje olhamos para o passado – vemos as vidas desses homens – nos alegramos e com os corações gratos olhamos para o presente e futuro para que possamos também deixar um legado de semper reformanda!