segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Jesus ensina sobre a consequência da superficialidade – Tema: Zelo pelo irmão – Marcos 9:42

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Jesus ensina sobre a consequência da superficialidade – Tema: Zelo pelo irmão – Marcos 9:42

Pregado na manhã de Domingo, do dia 23/01/11,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

 

Marcos 9:42-50 42 "Se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, seria melhor que fosse lançado no mar com uma grande pedra amarrada no pescoço." 43 Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga,44 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. 45 E se o seu pé o fizer tropeçar, corte-o. É melhor entrar na vida aleijado do que, tendo os dois pés, ser lançado no inferno. 46 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. 47 E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, 48 onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’.49Cada um será salgado com fogo.50 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros".

Introdução e Contextualização:

Essas próximas ministrações tocarão em assuntos e doutrinas que são fundamentos – alicerces - do cristianismo verdadeiro, mas que têm sido desprezados e rejeitados pela maioria das igrejas. Doutrinas e ensinos que são radicais! Doutrinas que não são gostosas de ouvir e que fazem com que os não cristãos corram da igreja, fujam da presença deste Deus santo, enquanto os cristãos verdadeiros são trazidos aos seus joelhos em temor e tremor.

Ensinos sobre amar radicalmente seu irmão(ã) em Cristo, arrependimento, inferno, divórcio, humildade – assuntos excluídos das igrejas por medo de perder “membros”, e assim cria-se um mar de pseudo-cristãos.

Nós não iremos fugir! Como uma igreja que busca a santidade e a glória de Deus, nós iremos tratar esses assuntos com diligência e desejando toda a graça possível da parte do Espírito Santo para sermos fiéis à Palavra!

Essa é a beleza e o risco da pregação expositiva – Nós não iremos fugir dos assuntos difíceis. Seremos fiéis à Palavra mesmo sendo duro, por isso Paulo encorajou Timóteo a pregar a Palavra:

“Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.” (II Tim. 4:1-5).

Continue a leitura aqui