segunda-feira, 4 de março de 2013

Sola Fide e Soli Deo Gloria – Nossa fé é para a gloria de Deus

 

Passagem: João 5:39-40
Título: Série Cinco Solas | Sola Fide e Soli Deo Gloria – Nossa fé é para a gloria de Deus
Pregado na manhã de domingo, do dia 3 de Março de 2013,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Oberdan Siqueira

 

Introdução

Efésios 2:1-10

Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,

nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.

Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,

para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

não por obras, para que ninguém se glorie.

Nessa passagem, Paulo expõe algumas questões importantes, para o bom entendimento da nossa fé.

1) Estávamos mortos em pecados e éramos merecedores da ira de Deus;

Ou seja, se não fosse Cristo, nosso destino final, seria o inferno.

2) Nosso Senhor teve misericórdia de nós e nos ressuscitou;

Nos deu uma nova vida (novo nascimento) – mesmo não sendo merecedores;

3) Fomos salvos pela graça;

Não por obras, ou por qualquer coisa boa que pudéssemos fazer, mas pela misericórdia de Deus, por isso devemos ser gratos.

4) A fé que nos fez crer na justiça de Cristo, não é nossa, mas um presente do nosso Deus;

Pois somos incapazes de crer num salvador, se Deus, assim não o quiser.

5) Portanto nossa fé é para a gloria de Deus.

Soli Deo Glória!

Hoje iremos estudar dois solas da reforma:

Sola Fide- somente pela fé;

Soli Deo Glória – Gloria somente a Deus.

Estudo está divido em 3 partes:

Sola Fide – Somente a Fé;

Soli Deo Gloria – Gloria somente a Deus;

Conclusão e Aplicação.

1) Sola Fide – Somente a Fé

Definição Teológica e Contexto Histórico

Sola fide (do Latim: por fé somente), também conhecida, historicamente, como Doutrina da justificação pela Fé, é a Doutrina que distingue denominações Protestantes da Igreja Católica Romana, Igreja Ortodoxa e outras.

A Doutrina da sola fide ou "fé somente" afirma que é exclusivamente baseado na Graça de Deus, através somente da fé daquele que crê, por causa da obra redentora do Senhor Jesus Cristo. Ou seja, afirma que aquele que crê que Jesus é o Cristo, creu porque Deus lhe deu essa graça, e por essa graça, através dessa crença, dessa fé, é salvo dos pecados, e da condenação que receberia por causa dos pecados; pela fé, aquele que crê compreende o sacrifício do Filho de Deus e os méritos, a justiça de Jesus Cristo é aplicada a esse pecador que crê.

Como vimos nos estudos anteriores, havia muita confusão a cerca da fé e salvação.

A igreja romana pregava as boas obras, além das seitas sinérgicas que misturavam graça, com boas obras.

Historicamente, o conceito de sola fide foi à base para Martinho Lutero desafiar a cobrança de indulgências pela Igreja Católica Romana, e por essa razão é chamada de Princípio Material da Reforma Protestante, enquanto a Doutrina sola scriptura é considerada Princípio Formal.

A Reforma Protestante, ainda que afirme que a obediência às Leis de Deus não é necessária para ser perdoado por Deus, não desconsidera as boas obras. Essa obediência é entendida como consequência e não causa de Deus ter outorgado a sua graça em nós.

Usualmente, o texto inicial no qual se baseia essa Doutrina é:

Romanos 3:28

Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à lei.

A Fé contemporânea:

Fé não é motivação...

Em nossos dias ouvimos muita coisa sobre a fé, porém muitas desses ensinamentos passa longe da fé bíblica. A fé contemporânea é uma mistura de: otimismo, motivação, busca da felicidade, psicologia, cristianismo religioso, filosofias orientais e etc.

Não é difícil lembrar, de pessoas que confundem fé bíblica, com motivação.

E triste pensar que nossas igrejas, pregam esse tipo de fé. Uma fé vitoriosa que tem como base o otimismo e a motivação; ou seja, totalmente egocêntrica.

"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo." - Ayrton Senna

“Canalizo todas as minhas energias para ser o melhor do mundo." - Ayrton Senna

"Quando Deus quer, não há quem não queira." - Ayrton Senna

Fé não é otimismo...

Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo. - Mahatma Gandhi

“O otimismo é a fé em ação. Nada se pode levar a efeito sem otimismo.”

Helen Keller – Escritora Americana

“Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior. É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz!”. - Mario Quintana

Ser feliz é uma decisão! - Ziza Kally

Inveja é a falta de fé em si. - Ditado árabe

A fé é o instinto da ação. - Fernando Pessoa

Fé não é amor...

Se a fé move montanhas, o amor cria universos. Jefferson Luiz Maleski

O amor é um ato de fé e quem tiver pouca fé também terá pouco amor.- Erich Fromm

Fé não é irracional...

“A fé é ignorar tudo aquilo que é verdade." - Friedrich Nietzsche

“Ter fé é dançar na beira do abismo”. - Friedrich Nietzsche

Não tenho fé, mas quisera tê-la. Considero a fé o bem mais precioso deste mundo.

Anatole France

Todas as religiões são verdades sagradas, para quem tem a fé, mas não passam de fantasia para os fiéis das outras religiões. - Isaac Asimov

Essas citações, expressa a fé em nossos dias.

A fé é vista com um sentimento, atrelado, ao nosso bem estar e não como uma convicção racional, que traz a luz as verdades eternas.

Será que os autores das frases que citei, morreriam pela fé, ou pelo conceito de fé, que eles acreditavam?

E nós? O que pensamos sobre a fé?

Nossa fé é bíblica ou contemporânea?

Nossa fé, expressa a nossa convicção de salvação?

Nossa fé nos, motiva para a santificação?

Se a resposta for não, temos que implorar misericórdia do Senhor. Temos que pedir para ELe nos dê a fé necessária, para crer que Jesus morreu por nós e pagou a nossa dívida de pecado.

Hebreus 11:1-40

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho.

Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o, que se vê não foi feito do que é visível.

Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.

Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; "ele já não foi encontrado porque Deus o havia arrebatado", pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus.

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles, que o buscam.

Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.

Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa.

Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus.

Pela fé, Abraão — e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade — recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa.

Assim, daquele homem já sem vitalidade originaram-se descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e tão incontáveis como a areia da praia do mar.

Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria.

Se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.

Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade.

Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho,

embora Deus lhe tivesse dito: "Por meio de Isaque a sua descendência será considerada".

Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos; e, figuradamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos.

Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito ao futuro deles.

Pela fé Jacó, à beira da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou a Deus, apoiado na extremidade do seu bordão.

Pela fé José, no fim da vida, fez menção do êxodo dos israelitas do Egito e deu instruções acerca dos seus próprios ossos.

Pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum, e não temeram o decreto do rei.

Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó,

preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo.

Por amor de Cristo, considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa.

Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.

Pela fé celebrou a Páscoa e fez a aspersão do sangue, para que o destruidor não tocasse nos fihos mais velhos dos israelitas.

Pela fé o povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas, quando os egípcios tentaram fazê-lo, morreram afogados.

Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de serem rodeados durante sete dias.

Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes.

Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas,

os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões,

apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.

Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Alguns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior.

Outros enfrentaram zombaria e açoites, outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão,

apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados.

O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas.

Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido.

Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.

Realmente não há passagem melhor, para expor a fé bíblica – ela fala por si mesma!

Essa é a fé, que devemos pedir todos os dias em nossas orações.

Uma fé que transcende qualquer dúvida, ou falta de esperança.

Fé que é sempre testada em meio às dificuldades e aflições.

Fé, que eleva a nossa confiança em Deus e nos diminui como indivíduos, mostrando que não somos absolutamente nada.

Fé racional e sobrenatural; embora pareça paradoxal, sabemos que não é, pois essa fé não vem de nós mesmos, mas sim de nosso Senhor.

Tenho que concordar com os incrédulos e ateus.

É impossível, acreditar num Cristo que morreu e ressuscitou por nossos pecados.

É impossível ter essa fé, sem a graça do Senhor.

Não há como a mente humana, entender tamanha grandeza.

"No momento estamos do lado de fora do mundo, do lado errado da porta. Nós discernimos o frescor e a pureza da manhã, mas eles não nos fazem frescos e puros como desejamos. Nós não podemos nos misturar com os esplendores que vemos. Mas todas as folhas do Novo Testamento estão farfalhando com o boato de que isso não vai ser sempre assim. Algum dia, se Deus quiser, vamos entrar no mundo real. "

C. S. Lewis – Escritor Inglês

O Senhor nos deu a fé, para enxergarmos que este não é o nosso mundo; estamos aqui só de passagem.

2) Soli Deo Gloria - Glória Somente a Deus

Soli Deo Gloria (Do Latim: Glória somente a Deus) é o princípio segundo o qual toda a glória é devida a Deus por si só, uma vez que salvação é efetuada exclusivamente através de sua vontade e ação.

Nossa salvação é para a glória de Deus apenas. Não podemos nos vangloriar em nós mesmos, mas apenas no que Deus fez por nós através de Jesus.

Os reformadores acreditavam que os seres humanos, os santos, os papas, e as autoridades eclesiásticas - não eram dignos da glória que lhes foi atribuída.

Lembrando que naqueles dias, ser clérigo era fazer parte de uma casta privilegiada. O povo devia render toda a honra e a gloria para aqueles “santos” homens.

Isso não mudou na igreja romana e veremos toda a pompa e circunstancia, no próximo conclave que elegerá o próximo Papa.

Artigo: Soli Deo Gloria

Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

Durante todo o desenrolar histórico do relacionamento de Deus com Seu povo, um alerta tem sido notório e reincidente: Deus deseja ser glorificado através de nós e de nossa instrumentalidade.

Deus não precisa receber a glória dos homens para ser completo ou sentir-se realizado. Pois, como disse o próprio Cristo Jesus, Ele já possuía toda glória antes que o mundo existisse (João 17.5). Mas, então, por que Deus deseja ser glorificado pelos homens? Por que os fez para a Sua própria glória?

Na resposta a essas questões, está um dos pontos focais da teologia reformada. Pois, entre os conceitos básicos da Reforma Protestante figura a resposta mais profunda à inquietante questão da razão da existência humana:

Por que e para que existe o homem?

Os reformados responderam: o homem existe porque Deus o criou e o criou para a sua própria glória.

Essa postura reformada é a mais simples análise do ensino bíblico sobre a existência do homem; basta uma olhadela do texto bíblico e logo descobriremos isso (Isaías 43.7). Desde a meninice, os filhos dos crentes reformados aprendem:

qual é o fim principal do homem?

Glorificar a Deus e gozá-Lo para sempre. Isso é o que diz o Breve Catecismo de Westminster.

Soli Deo Gloria foi um lema reformado que derivava do entendimento de que, assim como o homem, tudo o que ele faz deve se destinar à glória de Deus. Essa deve ser a mola motora que nos estimule a viver neste mundo.

Um dos maiores problemas do homem, em todos os tempos e sobretudo nos dias atuais, é a questão do seu próprio significado.

O que significa viver?

Muitas pessoas não querem mais viver, pois perderam o rumo, não encontram razão para, estarem vivas amanhã.

Nos tempos modernos, os homens descobriram o consumismo, e isto tornou-se, o seu fator motivador - depois do primeiro carro, vem o segundo, aquele novo televisor com mais polegadas que a própria estante, a estante maior vem em seguida... E todos esperam que a economia melhore, para poderem consumir mais.

Nos dias dos Reformadores, as mesmas questões estavam fervilhando, mas eram respondidas de outra forma. De uma maneira geral, as pessoas comuns e muitos “incomuns” viviam para a Igreja. Isso aparentemente era muito bom, pois havia um sentimento religioso e uma busca pelo divino. No entanto, a Igreja havia tomado o lugar central da vida das pessoas; elas estavam dependentes da igreja como uma instituição.

Definitivamente, o romanismo havia destruído o catolicismo. (conforme foi dito por um sacerdote católico-romano em durante a reunião do conselho de padres casados - Goiás).

O Império, o governo local, o comércio, o latifúndio, a extração mineral, o conhecimento, a arte, a filosofia e toda e qualquer outra riqueza estava atrelada à igreja. Onde está o mal disso?

Reside no fato de que a igreja pensava em sua própria glória e grandiosidade.

Lutero vivia para a Igreja até que descobriu que a igreja não estava mais vivendo para Cristo e sim para o papado e para si mesma. Não somente ele; Calvino, Zwínglio, Farel, J.Knox..., todos afirmaram com suas palavras e atos que iriam viver para Deus. Como Calvino comentou: “... Deus deseja que a Sua glória seja manifesta no seu povo”. (Calvin Commentaries on the Isaiah 43.7).

Hoje, corremos o risco perigoso de viver para a nossa própria glória. Isso fará, aos poucos, com que as pessoas que estão na igreja percam o sentido real de sua existência, quando outras coisas tomam a frente dAquele que deve ser o nosso único motivo para termos sido feitos “Igreja de Deus”: viver somente para a glória de Deus.

O homem somente encontra o seu significado quando consegue cumprir com o propósito para o qual foi criado. Mas, isso só alcança o homem redimido em Cristo, pois este é recriado por Deus para viver essa realidade.

Ser um reformado implica em viver somente para Ele e para a Sua glória. Por isso, é necessário sempre reformar, para que, em todas as coisas que fazemos, Deus seja glorifcado. Pois, corremos hoje atrás de muitas coisas, visando quase sempre o nosso bem- estar. Não que seja pecado em si o ato de buscar o próprio progresso, mas isso não pode tornar-se o motivo de nossa existência. Descubra a vida gloriosa que há em viver e fazer tudo somente para a glória de Deus.

**

Isaías 43:7

“todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz".

Isaías 48:9-11

Por amor do meu próprio nome eu adio a minha ira; por amor de meu louvor eu a contive, para que você não fosse eliminado.

Veja, eu refinei você, embora não como prata; eu o provei na fornalha da aflição.

Por amor de mim mesmo, por amor de mim mesmo, eu faço isso. Como posso permitir que eu mesmo seja difamado? Não darei minha glória a um outro.

1 Coríntios 6:20

Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.

1 Coríntios 10:31

Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

Efésios 1:12

a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.

Para nós só a glória de Deus é legítima. Fora de Deus só há mera vaidade.

Deus deseja que a Sua glória seja manifesta no seu povo.

John Calvino (reformador francês)

Conclusão e Aplicação

Sola Fide:

- Aprendemos a diferença entre fé bíblica e a fé baseada na motivação, esperança , otimismo e etc.;

- Vimos que a fé é um dom dado por Deus a nós; e que através desta fé fomos salvos da ira de Deus;

- Entendemos que pela fé, cremos que estaremos com o Senhor por toda a eternidade e sem ela seria impossível acreditarmos nessa verdade.

Soli Deo Gloria (Original: Essential Piper):

Fomos criados para glorificar a Deus.

Portanto, deveríamos refletir um pouco a respeito disso e perguntar:

- Como posso glorificar a Deus?

- Tenho buscado a vontade de Deus para minha vida?

- Tenho andado da maneira que Ele quer que eu ande?

- Tenho feito o que Ele quer que eu faça?

Se a resposta for não, devemos orar e pedir para que o Senhor nos mostre, como devemos glorifica-lo em nossas vidas.

Finalizo, com:

Apocalipse 4:10-11

os vinte e quatro anciãos se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram aquele que vive para todo o sempre. Eles lançam as suas coroas diante do trono, dizendo:

"Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas".

Que o Senhor nos de cada vez mais fé, para glorificarmos o cordeiro; aqui na e na eternidade.

********************************

Nos próximos domingos, vamos começar uma nova série, que irá tratar as doutrinas da graça.

Eleição Graciosa/ Soberana (incondicional)

Depravação Total do Homem

Redenção Particular/Limitada

Graça Invencível/Irresistível

Graciosa Preservação/ Perseverança dos Santos

Referencias:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sola_fide

http://pt.wikipedia.org/wiki/Soli_Deo_gloria

http://www.monergismo.com/textos/justificacao/justpelafe_beeke.htm

http://www.bibliaonline.com.br/acf/rm/3

http://www.ibiblia.net/galatastres_um.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Soli_Deo_gloria

http://www.contadordevisitasgratis.com/comprar/frases-e-mensagens-de-motivacao-de-airton-senna/

http://www.administradores.com.br/frases/

http://pensador.uol.com.br/autor/neoqjav/

http://www.frasesdeotimismo.com.br/de/fe/

http://www.monergismo.com/textos/cinco_solas/soli_deo__gloria_nepomuceno.htm

http://www.discernimentobiblico.net/Uma%20an%E1lise%20de%20John%20Piper%20e%20seu%20hedonismo%20Crist%E3o.html

http://www.monergismo.com/textos/cinco_solas/soli_deo__gloria_nepomuceno.htm

http://voltemosaoevangelho.com/blog/2010/07/essencial-piper-hedonismo-cristao/#ixzz2M7pyIbIV