segunda-feira, 28 de junho de 2010

A Soberania de Deus e o Pecado do Homem

Jesus Faz do Ordinário Extraordinário!

Conhecendo Jesus Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Marcos 6:7-13 - Então Jesus passou a percorrer os povoados, ensinando.7 Chamando os Doze para junto de si, enviou-os de dois em dois e deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos. 8 Estas foram as suas instruções: “Não levem nada pelo caminho, a não ser um bordão. Não levem pão, nem saco de viagem, nem dinheiro em seus cintos; 9 calcem sandálias, mas não levem túnica extra; 10 sempre que entrarem numa casa, fiquem ali até partirem; 11 e, se algum povoado não os receber nem os ouvir, sacudam a poeira dos seus pés quando saírem de lá, como testemunho contra eles”. 12 Eles saíram e pregaram ao povo que se arrependesse. 13 Expulsavam muitos demônios e ungiam muitos doentes com óleo, e os curavam.

Clique aqui para continuar o estudo

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O que é uma igreja saudável?

Sinopse:

O que é uma igreja ideal? Igreja_saudavelComo você pode
descrevê-la?
Como ela difere das outras igrejas? E, o mais importante, como ela age
de modo diferente, na sociedade?

Essas são perguntas importantes e
merecem nossa reflexão. Neste livro o autor propõe algumas respostas.
Mark Dever, procura ajudar os cristãos a reconhecer as características
essenciais de uma igreja saudável: pregação expositiva, teologia
bíblica e um entendimento correto do evangelho. Em seguida, Dever nos convida a desenvolver essas características em nossas igrejas. Por seguir os exemplos dos autores do Novo Testamento e dirigir-se aos membros da igreja, desde o pastor aos membros regulares, Dever desafia todos os crentes a fazerem sua parte no cuidado da igreja local. O Que É Uma Igreja Saudável? oferece verdades atemporais e princípios práticos para ajudar-nos a cumprir nosso papel, dado por Deus, no corpo de Cristo.

Mark Dever, autor de vários livros e artigos, é pastor da Igreja Batista de Capitol Hill, em Washington D. C.. Além de suas responsabilidades pastorasi, ele é diretor executivo do Ministério 9 Marcas. Dever e sua esposa, Connie, vivem com seu filho em Washington.

Mark Dever
Páginas: 120
Formato: 14x21
ISBN: 9788599145647

segunda-feira, 21 de junho de 2010

JESUS – O DESPREZADO!

Conhecendo Jesus e Carregando a Cruz
Série de Estudos no Evangelho de Marcos



Marcos 6:1-6 - 1 Jesus saiu dali e foi para a sua cidade, acompanhado dos seus discípulos. 2 Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga, e muitos dos que o ouviam ficavam admirados. “De onde lhe vêm estas coisas?”, perguntavam eles. “Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E estes milagres que ele faz? 3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não estão aqui conosco as suas irmãs?” E ficavam escandalizados por causa dele. 4 Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra”. 5 E não pôde fazer ali nenhum milagre, exceto impor as mãos sobre alguns doentes e curá-los.6 E ficou admirado com a incredulidade deles.



Clique aqui para continuar o estudo

segunda-feira, 14 de junho de 2010

QUEM É ESSE COM PODER SOBRE A MORTE?

Conhecendo Jesus e Carregando a Cruz
Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Marcos 5:21-43- (Mt 9:18-26; Lc 8.40-56) 21 Tendo Jesus voltado de barco para a outra margem, uma grande multidão se reuniu ao seu redor, enquanto ele estava à beira do mar. 22 Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés 23e lhe implorou insistentemente: “Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e que viva”. 24 Jesus foi com ele. Uma grande multidão o seguia e o comprimia. 25 E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia. 26 Ela padecera muito sob o cuidado de vários médicos e gastara tudo o que tinha, mas, em vez de melhorar, piorava. 27Quando ouviu falar de Jesus, chegou por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto, 28 porque pensava: “Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada”.

Clique aqui para continuar o estudo

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Igreja reformada sempre se reformando

A Reforma Protestante do Século XVI não foi uma inovação, mas uma volta às origens. A igreja havia se desviado da verdade e perdido o cristianismo puro e simples. Os dogmas papais haviam substituído a infalível Palavra de Deus. As heresias tomaram o lugar da verdade e a apostasia tomou conta da igreja. A Reforma, então, foi um movimento de retorno à Palavra de Deus e um resgate do evangelho pregado pelos apóstolos. Depois do Pentecoste não houve nenhum fato mais marcante na história da igreja do que a Reforma. Ela trouxe cinco ênfases:

1. Só a Escritura – A Bíblia não é apenas uma fonte da revelação de Deus ao homem, mas a única regra de fé e prática. As tradições humanas, os dogmas da igreja, as decisões dos concílios, bem como todo pensamento humano precisam passar pelo crivo da Palavra de Deus. Ela é a única autoridade da vontade revelada de Deus para o homem. Não são as experiências que julgam a bíblia, mas a Bíblia que julga as experiências. A igreja não está acima da Palavra, mas é governada por ela.

2. Só a Fé – A justificação é somente pela fé, independente das obras da lei. A base da salvação não é o esforço humano, mas o sacrifício substitutivo de Cristo na cruz. Recebemos a salvação oferecida por Deus pela fé e não como resultado das nossas obras. As obras são conseqüência da salvação e não a sua causa.

3. Só a Graça – A graça é um dom imerecido de Deus. Fomos escolhidos por Deus para a salvação não por causa dos nossos méritos, obras ou religiosidade, visto que éramos inimigos de Deus, estávamos cativos do diabo, do mundo e da carne. Estávamos cegos, perdidos e mortos nos nossos delitos e pecados. Mas, a despeito da nossa terrível condição, Deus nos amou e graciosamente nos salvou.

4. Só Cristo – A Reforma restabeleceu a verdade incontroversa de que existe um único mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo. Ele é o único Salvador e Senhor e não há salvação em nenhum outro nome. Jesus é o caminho para Deus. Ele é a porta do céu. Ele é o pão da vida, a fonte da água viva. O acesso a Deus não é por meio de Maria ou Pedro, nem mesmo por meio dos santos, mas, somente por meio de Jesus.

5. Só a Deus toda a glória – Deus não reparte a sua glória com ninguém. Ele e não o homem é o centro e a medida de todas as coisas. Dele, por meio dele e para ele são todas as coisas. Não é Deus quem vive para a glória do homem, mas é o homem que deve viver para a glória de Deus. Deus e não o homem é o centro do universo.

Mas a Reforma continua. A igreja reformada sempre deve se reformar. Em que sentido? Sempre que a igreja se desvia da verdade, ela precisa parar e confrontar sua teologia e sua vida à luz das Escrituras e voltar ao seu primeiro amor. Muitas vezes, ao longo da história, a igreja desviou-se das antigas veredas. Após a Reforma, no afã de defender a ortodoxia, a igreja tornou-se árida. Ortodoxia sem piedade produz racionalismo. A reação à frieza espiritual foi o Pietismo, que partiu para o outro extremo: buscou a piedade sem a ortodoxia. Piedade sem ortodoxia produz misticismo. Hoje, estamos precisando de uma nova reforma. Algumas igrejas estão descambando para o liberalismo teológico negando os postulados essenciais da fé. Outras, estão se desviando para o misticismo sincrético, importando novidades estranhas à Palavra de Deus, abraçando um outro evangelho e não o evangelho da graça. Há aquelas igrejas que caíram na sedução do pragmatismo, que estão buscando sucesso e resultado a qualquer custo. Trocaram a mensagem da cruz pela pregação da prosperidade e da cura. Estão mais fascinadas pela riqueza do que pela glória de Deus. Há ainda outras igrejas, que, embora, fiéis na doutrina estão vivendo sem piedade. Possuem uma ortodoxia morta. A crise na teologia desemboca na crise da ética. A igreja evangélica cresce em número, mas não em santidade. As pessoas correm aos borbotões para os templos evangélicos, mas suas vidas não são efetivamente transformadas. Na mesma medida em que a igreja evangélica cresce em nossa nação, cresce também a corrupção. Deixamos de ser sal e luz. Em vez de a igreja abalar o mundo, é o mundo que está abalando a igreja. Em vez de a igreja entrar no mundo para resgatar os que perecem, é o mundo que está entrando na igreja e influenciando os crentes. Ó que Deus tenha misericórdia de nós. Estamos precisando, e urgente, de uma nova reforma!

Rev. Hernandes Dias Lopes.

John MacArthur - Escravos de Cristo

Fonte: http://voltemosaoevangelho.blogspot.com/2009/12/john-macarthur-escravos-de-cristo.html

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Como Ouvir o Senhor Jesus

 

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Marcos 4:21-29- 21 Ele lhes disse: “Quem traz uma candeia para ser colocada debaixo de uma vasilha ou de uma cama? Acaso não a coloca num lugar apropriado? 22 Porque não há nada oculto, senão para ser revelado, e nada escondido, senão para ser trazido à luz. 23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça! 24 “Considerem atentamente o que vocês estão ouvindo”, continuou ele. “Com a medida com que medirem, vocês serão medidos; e ainda mais lhes acrescentarão. 25 A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que tem lhe será tirado”. 26 Ele prosseguiu dizendo: “O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra. 27 Noite e dia, estando ele dormindo ou acordado, a semente germina e cresce, embora ele não saiba como. 28A terra por si própria produz o grão: primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga. 29 Logo que o grão fica maduro, o homem lhe passa a foice, porque chegou a colheita”. 30Novamente ele disse: "Com que compararemos o Reino de Deus? Que parábola usaremos para descrevê-lo? 31 É como um grão de mostarda, que, quando plantada, é a menor semente de todas. 32 No entanto, plantada, ela cresce e se torna a maior de todas as hortaliças, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra". 33 Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber. 34 Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola. Quando, porém, estava a sós com os seus discípulos, explicava-lhes tudo.

Introdução:

A gente continua nesta importante parte de Marcos que trata das parábolas de Jesus.

Vale à pena lembrar que esse momento é um marco no ministério de Jesus, pois a partir de então Ele não falava mais nada senão por parábolas (4:34).

Essas próximas parábolas devem ser estudadas no contexto de Marcos, pois elas vão complementar o que foi dito na primeira, a Parábola do Solo!

A gente viu que basicamente há dois tipos de solos: RUIM e BOM.

E o que difere o bom do ruim é como o coração ouve/recebe a Palavra. 4:20 - Outras pessoas são como a semente lançada em boa terra: ouvem a palavra, aceitam-na e dão uma colheita de trinta, sessenta e até cem por um.

Uma das maiores, senão a maior, graça dada por Deus é a REVELAÇÃO DIVINA! A gente só é salvo, pois nós ouvimos, entendemos e aceitamos a Palavra do Evangelho.

Rom. 10:14-15 - Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!”

Uma das marcas que distingue os cristãos é uma constante resposta positiva a iluminação da Palavra de Deus --- não foi uma oração que você fez, um erguer de mão, uma caminhada até o altar nada disto. Mas respostas positivas com o ouvir da Bíblia.

João 10:3-4, 16, 26 – O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. 4 Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz.16 Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 26As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

O que marca um cristão, uma ovelha verdadeira de Jesus é o ouvir a voz do pastor e obedecê-lo!

João 8:42-47 --- Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou. 43 Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo.44 “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. 45 No entanto, vocês não crêem em mim, porque lhes digo a verdade! 46 Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não crêem em mim? 47 Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não o ouvem porque não pertencem a Deus”.

Os solos ruins não conseguem ouvir e aceitar com paixão e por completo a Palavra de Deus!

Veja quantas vezes Jesus fala a palavra OUVIR em Marcos 4:

v.3 – “Ouçam! O semeador saiu a semear.

v.9 – E acrescentou: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!”

12 – Ele lhes disse: “A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas,12 a fim de que, “ ‘ainda que vejam, não percebam; ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!’

15 – Logo que a ouvem, Satanás vem e retira a palavra nelas semeada.

16 – Outras, como a semente lançada em terreno pedregoso, ouvem a palavra e logo a recebem com alegria.

18 – Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra

20 – Outras pessoas são como a semente lançada em boa terra: ouvem a palavra

23 – Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça!

24 – “Considerem atentamente o que vocês estão ouvindo”, continuou ele. ****

33 - Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber/ouvir.

Jesus está falando com todos nós: Como temos ouvido a Palavra de Deus?

Todos escutam, vejam os solos, mas COMO temos ouvido?

A nós foi dado o privilégio da revelação do segredo do Reino de Deus, como temos usado esse privilégio?

4:23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça! Nem todos conseguem ouvir, entender essas coisas! 24 Considerem atentamente o que vocês estão ouvindo

Como vimos há diferente tipos de ouvir (superficial, erradamente, duramente, sem cuidado) isso leva a surdez espiritual!!

Por isso Jesus nos exorta a “Considerem Cuidadosamente como vocês estão ouvindo!!”

A palavra “Considerem Cuidadosamente”= βλέπω = ver --- aqui é ver com a mente, contemplar como ouvimos!!

“esteja vendo o que ou como você ouve!”

Lucas 8:18 -- Portanto, considerem atentamente (olhem atentamente) como vocês estão ouvindo.

Como ouvimos é de extrema importância!!

Como ouvimos é que nos caracteriza como Cristãos.

Divisão do Estudo:

I) A PARÁBOLA DA CANDEIA (vs.21-25)

II) A PARÁBOLA DA SEMENTE (vs.26-29)

III) A PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA (VS.30-34)

IV) CONCLUSÃO

I) A PARÁBOLA DA CANDEIA (Vs. 21-25)

21 Ele lhes disse: “Quem traz uma candeia para ser colocada debaixo de uma vasilha ou de uma cama? Acaso não a coloca num lugar apropriado? 22 Porque não há nada oculto, senão para ser revelado, e nada escondido, senão para ser trazido à luz. 23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça! 24 “Considerem atentamente o que vocês estão ouvindo”, continuou ele. “Com a medida com que medirem, vocês serão medidos; e ainda mais lhes acrescentarão. 25 A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que tem lhe será tirado”.

OUVIR OBEDIENTEMENTE / OUVIR COM OBEDIÊNCIA (vs.21-22)!

Interessante que Jesus usa os mesmos símbolos em diferentes contextos. Por exemplo, Ele cita uma parábola da candeia em Mateus 5:14-16, num contexto totalmente diferente deste em Marcos. Lá Jesus fala que a luz que deve brilhar são as nossas boas obras em meio às perseguições, para que as pessoas glorifiquem a Deus.

Em Marcos 4 Jesus está corrigindo um possível erro que poderia ser criado pelos discípulos. Qual o erro corrigido? “Se as parábolas são reveladas a nós, isso quer dizer que não devemos espalhar a revelação delas!”

Jesus passou a ensinar por parábolas como julgamento sobre os obstinados Galileus. Ele evitou que a luz permanecesse iluminando ali.

Os discípulos haviam visto Jesus pregando abertamente e depois Ele parou, eles poderiam pensar que não deveriam mais pregar as verdades reveladas por Jesus.

Jesus os ensina que há um tempo para tudo!

Houve um tempo que Jesus esconderia a revelação, mas os discípulos jamais poderiam reter para eles apenas, o que Jesus vinha os revelando!

22 Porque não há nada oculto, senão para ser revelado, e nada escondido, senão para ser trazido à luz.

Algumas coisas são sim ocultas por um tempo, mas depois reveladas!

Deut.29:29 - As coisas encobertas/ocultas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.

Os seguidores de Jesus jamais podem ocultar ou reter as verdades reveladas por Deus na Bíblia!!!

Cristianismo não é uma seita, não é MAÇONARIA! Tudo deve ser revelado!!!

A luz trazida por Jesus, o abrir nossos ouvidos para reter a mensagem da cruz deve ser passado para outras pessoas!!!! Independente se ouvirão ou não!!

A lâmpada é bem diferente da nossa hoje. Era um utensílio de barro no qual tinha um óleo que queimava

clip_image002

Contextualmente a LÂMPADA é a iluminação de Jesus para entender as Palavras dEle.

“Aqui em Marcos o contexto nos sugere que a luz representa a revelação das parábolas que é o assunto deste capitulo, em particular o segredo do Reino de Deus, o conhecimento que distingue os de dentro de os de fora” (R.T. France, pg.208).

Salmo 119:105 - Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

Então devemos ouvir de forma obediente --- colocar em prática o que ouvimos.

A revelação que nos foi dada deve ser propagada!!!

A luz do Evangelho deve ser colocada onde brilha e traz iluminação.

As vezes escondemos a Palavra de Deus e damos a desculpa que eu preciso somente viver. Não, precisamos proclamar o evangelho através de palavras e ações!

Filp. 2:14-15 - Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, 13 pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. 14 Façam tudo sem queixas nem discussões, 15 para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, 16 retendo firmemente a palavra da vida.

Então, devemos ouvir e obedecer! Não podemos reter a revelação que nos foidada! Viva o Evangelho através de boas obras e faça a Luz Brilhar (Mat.5:16 - “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 15 E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. 16 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.), mas PREGUE/PROCLAME também!

Ef. 3:3-9 - Por essa razão, eu, Paulo, sou prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vocês, gentios —2 Certamente vocês ouviram falar da responsabilidade imposta a mim em favor de vocês pela graça de Deus, 3 isto é, o mistério que me foi dado a conhecer por revelação, como já lhes escrevi em poucas palavras. 4 Ao lerem isso vocês poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo. 5 Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus, 6 significando que, mediante o evangelho, os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus. 7 Deste evangelho me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder.8 Embora eu seja o menor dos menores de todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo9 e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas.

Col. 4:3 -- Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos 3 Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso. 4 Orem para que eu possa manifestá-lo abertamente, como me cumpre fazê-lo 5 Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. 6 O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.

2° PARTE ---- OUVIR COM APRECIAÇÃO

23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça! 24 Considerem atentamente o que vocês estão ouvindo”, continuou ele. “Com a medida com que medirem, vocês serão medidos; e ainda mais lhes acrescentarão. 25 A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que tem lhe será tirado”.

Novamente, o importante é como ouvimos!!

Basicamente Jesus está dizendo que “a atitude de como a Palavra de Deus é recebida é o que vai ditar sua vida!”

Se a mensagem é ouvida e aceita e colocada em prática – você irá receber mais!! Seus ouvidos continuarão abertos para mais!

“Sua atenção para com o ensino será a medida do lucro que você irá receber!”

Quanto maior a atenção, mais benção.

Prov. 9:9 - O que repreende o escarnecedor, toma afronta para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha. 8 Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará. 9 Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina.

Princípio da Reciprocidade! Mas Deus vai alem da mera reciprocidade e abençoa muito mais!

Serve para encorajar uma escuta cuidadosa! O aspecto é mais positivo que negativo --- Quanto mais atenção você der no seu ouvir, mais você receberá!

25 A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que tem lhe será tirado”.

Lucas vai mais fundo, “A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que pensa que tem lhe será tirado” (8:18).

Esses são os falsos cristãos que acham que tem alguma coisa, mas não tem nada.

Ouviram a palavra, mas nunca a aceitaram verdadeiramente.

Precisamos apreciar a Palavra:

Salmo 119:16 – Recrear-me-ei/deleitarei-me nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.

119:24 – também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros.

119:47 – E recrear-me-ei em teus mandamentos, que tenho amado.

119:77 - Venham sobre mim as tuas misericórdias, para que viva, pois a tua lei é a minha delícia

Para esses o Senhor continua abençoando mais e mais!! O ouvido é aberto e mais Palavras o Espírito Santo revela, e a iluminação se torna mel nos lábios e luz para o caminho!

Como ouvir o Senhor?

I – Com Obediência --- deixando a luz brilhar, iluminando esse mundo, espalhando a mensagem da Cruz.

II Com Apreciação --- ouvindo com prazer, colocando em prática. Isso gera mais benção!

II) PARÁBOLA DA SEMENTE (VS.26-29)

26 Ele prosseguiu dizendo: “O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra. 27 Noite e dia, estando ele dormindo ou acordado, a semente germina e cresce, embora ele não saiba como. 28A terra por si própria produz o grão: primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga. 29 Logo que o grão fica maduro, o homem lhe passa a foice, porque chegou a colheita”.

Ouvir a Palavra e Depender do Senhor --- OUVIR com DEPENDÊNCIA!!

O Reino de Deus é assim, “É Deus quem faz! Confie nEle!”

A pessoa joga a semente (o Evangelho), ou acende a lâmpada, e vai dormir!

A pessoa dorme, ela não fica estressada, preocupada, se matando. Ela tem a paz de que fez o que deveria, então dorme!

É Deus quem opera a salvação, a regeneração, frutificação!!

Tudo vem de Deus!

I Cor. 3 – 5Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um. 6 Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer; 7 de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento.8 O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho. 9 Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.

Filipenses 1:6 - Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês. 4 Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria 5 por causa da cooperação que vocês têm dado ao evangelho, desde o primeiro dia até agora. 6 Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.

Para aqueles discipulos parecia loucura! A maioria rejeitando o discipulado.

Jesus os conforta dizendo que eles deveriam ouvir, reter, obedecer e buscar por mais e que o Pai faria o resto.

E Deus fez e tem feito, mais de 2 mil anos depois e vemos a grande colheita que nunca havia passado pelas mentes daqueles homens!

“Faz o seu trabalho e confia em mim. Descansa que Eu estou operando!”

Salmo 62:1 - A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação.

Principalmente com relecao a salvacao das pessoas. E Deus quem opera e regenera. Igrejas (lideres) ficam ansiosos para descobrir meios de “salvar” as pessoas – usam tecnicas de negocios, teatro, danca, musica – achando que consiguirao salvar alguem. A salvacao vem unicamente do Senhor!

Pregue a Palavra e descanse que o mais Ele fara!!

Filipenses 2:12-13 - ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, 13 pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

Rom. 9:16 – Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.

III) A PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA (VS.30-34)

30Novamente ele disse: "Com que compararemos o Reino de Deus? Que parábola usaremos para descrevê-lo? 31 É como um grão de mostarda, que, quando plantada, é a menor semente de todas. 32 No entanto, plantada, ela cresce e se torna a maior de todas as hortaliças, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra". 33 Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber. 34 Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola. Quando, porém, estava a sós com os seus discípulos, explicava-lhes tudo.

Essa parábola ‘não é tanto uma história, mas uma observação do curso natural da natureza.’ (France, 216).

Essa planta é, provavelmente, a mostarda preta (brassica nigra) que era plantada para a obtenção de óleo e condimentos. Apesar da semente ser pequenina a planta chegava à 3 m de altura.

É esse crescimento fantástico – de algo tão pequena para tão gigantesco – que é o foco da parábola. Um começo insignificante contrastado com um fim visível a todos que é o foco do ensino.

Para os discípulos essa parábola é um encorajamento para que eles não desprezem essa fase tão importante – o começo, a chegada do Reino de Deus.

Apesar deles estarem confusos com as mais diversas reações e com um número tão grande de oposição e mal entendido, Jesus os alerta que o Evangelho será propagado, o Reino expandirá e crescerá de tal forma que abrigará um grande número de discípulos.

É como se Jesus estivesse dizendo, ‘Não desprezem os pequenos começos!!’

v32 No entanto, plantada, ela cresce e se torna a maior de todas as hortaliças, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra

Mais uma vez Jesus usa o Antigo Testamento como pano de fundo.

Essa é uma alusão a Ezequiel 17:23 e 31:6 e Daniel 4:9,18. Os cedros em Ezequiel e a árvore no sonho de Nabucodonosor representam o crescimento de grandes impérios. Os pássaros são, como Ezequiel diz, grandes nações.

Essas palavras de Jesus chocam aqueles que só viam os judeus como parte do povo de Deus, pois Jesus mostra que outras pessoas de outras nações farão parte e encontrarão lugar na ‘árvore’.

“As duas parábolas dos vs.26-32 são avisos contra subestimar a importância da proclamação do Reino de Deus, por mais inexpressivo que seu impacto inicial pareça.” (France, pg. 217).

O que começou na região Galiléia, com pouca aceitação e muita falta de entendimento irá crescer de forma inimaginável – irá alcançar outros povos e impactar o mundo!

IV) CONCLUSÃO

1) Como você e eu temos ouvido a Palavra de Deus?

2) A resposta para o nosso ouvir traz a conseqüência se ouviremos mais ou não!!

3) Temos deixado a Palavra permear por todo nosso ser? O nosso ouvir tem gerado fruto? Não confunda o pregador com a pregação. Ouça a Palavra de Deus!!!

Temos pregado a Palavra de Deus fielmente e isso tem responsabilidade sobre vocês, pois o nosso serviço nós temos feito, como você tem ouvido?

4) Temos OBEDECIDO – DESFRUTADO ---- DEPENDIDO do Senhor?

5) Não desprezemos os pequenos começos!

Introdução ao Evangelho de Marcos

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Introdução ao Evangelho de Marcos

Pregado na noite de quinta-feira, do dia 13/08/2009,

Na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Iremos começar uma série de estudos no Evangelho de Marcos fazendo antes de tudo uma introdução geral do livro.

Por que o Evangelho de Marcos?

1) Provavelmente foi o primeiro evangelho a ser escrito e se entendermos Marcos, isso facilitará o entendimento dos outros evangelhos;

2) Ele é curto e direcionado ao que interessa, a mensagem da vida e da cruz de Jesus;

3) Esse Evangelho vai nos ensinar quem realmente foi Jesus; não como livros seculares nos mostram (“Jesus o Maior Mestre”, “Jesus o Grande Líder”, “Jesus o Socialista”) que vão te falar quem realmente é o salvador da humanidade.

Estudamos o Evangelho para saber quem é o nosso único salvador!

* A leitura do livro de Marcos inteiro, leva em média 40 a 50 minutos.

  1. Autor do Livro:

Marcos – que Marcos? João Marcos - João (hebraico) e Marcos (romano)

Ø Filho de Maria, mulher com boa condição financeira (Atos 12:12);

Ø Primo de Barnabé (Col. 4:10);

Ø Teve medo de embarcar na Segunda Viagem Missionário com Paulo, gera confusão e briga entre Paulo e Barnabé (Atos 15:36-41);

Ø Passou a ser o filho espiritual de Pedro (I Pedro 5:13);

Ø Mostrou-se ser fiel e venceu o medo, doze anos depois da confusão, Paulo considera Marcos como uma chave importante para o seu ministério (Col.4:10; Filemon 24; II Tim.4:11);

Ø Provavelmente ele é o rapaz que fugiu nu (14:51-52).

Detalhe de quem esteve presente:

Muitas histórias contam detalhes e sentimento vividos de alguém que estava presente nos acontecimentos dos fatos. Marcos 5:1-20; 6:30-43; 7:31-36; 9:14-32; 9:5-6.

Pedro estava lá, assim como João Marcos talvez (14:51-52).

PARALELOS ENTRE SERMÃO DE PEDRO E LIVO DE MARCOS

ATOS 10

MARCOS

“Boas Novas” (v.36)

“Boas Novas” (1:1)

“Deus ungiu Jesus de Nazaré” (v.38)

O Espírito desce em Jesus (1:10)

“Começando em Galiléia” (V.37)

O ministério na Galiléia (1:16-8:26)

“Ele andou fazendo o bem e curando a todos” (V.38)

O Ministério de Jesus foca nas curas e exorcismo

Somos testemunhas de tudo o que ele fez em Jerusalém” (v.39)

O ministério de Jesus em Jerusalém (11-14)

“eles o mataram colocando o na cruz” (v.39)

A Morte de Jesus (15)

“Deus ressuscitou Jesus dos mortos no 3° dia” (v.40)

A Ressurreição de Jesus (16)

  1. Data do Livro

Marcos Q(quelle-fonte)

Mateus Lucas

Por volta dos anos 50 d.C. sendo o primeiro evangelho a ser escrito, 90% de Marcos é encontrado nos evangelhos de Mateus e Lucas.

clip_image001clip_image002clip_image003clip_image004clip_image005

  1. Ocasião para a Escritura da Carta/Biografia

Havia pessoas provavelmente em algum lugar de Roma que estavam precisando saber quem era realmente Jesus e por que de tanto sofrimento.

Local da composição da carta:

Roma? – Uso de latim (12:42; 15:16);

Explica os conceitos hebraicos e traduz palavras do aramaico;

Menciona Simão de Cirene, pai de Rufo (mencionado em Romanos 16:1);

I Pedro 5:13 – Marcos estava em Roma;

Fala muito de perseguição e sofrimento – em Roma os cristãos foram muito perseguidos.

Outros Detalhes Importantes sobre o Livro de Marcos:

Muitos milagres (18 dos 35) e poucas parábolas (18 contra 25 de Lucas e 20 de Mateus)

É um Evangelho de Ação: ele muda as cenas rapidamente, levando o leitor a Paixão de Cristo –a palavra euthus (imediatamente, em seguida) é usada varias vezes – quase 40 vezes!

Veja 1:10 - Assim que saiu da água, Jesus viu o céu se abrindo, e o Espírito descendo como pomba sobre ele;

12 - Logo após, o Espírito o impeliu para o deserto;

18 - No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram;

20 - Logo os chamou, e eles o seguiram, deixando seu pai, Zebedeu, com os empregados no barco;

21 - Eles foram para Cafarnaum e, logo que chegou o sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar;

29 - Logo que saíram da sinagoga, foram com Tiago e João à casa de Simão e André;

2:8 - Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse; 2:12Então ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos, glorificaram a Deus, dizendo;

3:6- Então os fariseus saíram e começaram a conspirar com os herodianos contra Jesus, sobre como poderiam matá-lo...

Na antiguidade os livros, ou as cartas eram lidas na congregação em alta voz – Se alguem estivesse lendo o livro de Marcos, você ira notar que é um livro intenso, levando o leitor direto ao momento mais importante da história da humanidade.

Por isso o uso de “Imediatamente”, essa palavra orientava a audiência e mantinha a narrativa fluindo.

Esse evangelho tem mais de 15 personagens que tem um importante papel nessa história.

Cada um deles passam por dificuldades como nós e tem a oportunidade de seguir Jesus.

Leia e veja com que personagem você pode se conectar!

Alguns Fundamentos para A Vida do Cristão

Texto – II Pedro 3:15-18

Divisão do Estudo:

I – É TEMPO DE SALVAÇÃO (v.15)

II – A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PALAVRA (v.16a)

III – má interpretação da palavra leva a destruição (v.16b)

IV – como nos guardar (v.17-18)

V – O propósito de tudo isto (v.18b)

I – É TEMPO DE SALVAÇÃO (v.15)

15 Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação,

Essa passagem está ligada com o versículo 9. Alguns falsos mestres estavam negando a 2° Volta de Jesus.

Uma vez que negamos a 2° Volta de Jesus ----- Perdemos a Esperança de um Julgamento Final ----- a Nossa Esperança é Vã ------- A Bíblia se torna Mentirosa!

Os homens olham para os tempos e classificam de acordo com os padrões humanos --- Idade Média, Renascimento, Revolução Industrial, Pós-Guerra, Feminismo e etc.

Mas nós como cristãos precisamos ver esse tempo como tempo de salvação!

Se nós, como igreja, entendermos que esse tempo é um tempo de misericórdia, que Jesus não voltou ainda para salvar aqueles que já foram comprados pelo seu sangue, isso gerará em nós um zelo por missões e evangelismo!

Não é tempo de viver como se nada fosse acontecer, mas como se cada dia fosse o último dia, para de alguma forma conseguirmos pregar o evangelho para a salvação!

Como igreja que possamos viver esses dias acumulando tesouros no céu, não buscando mais e mais nessa vida, mas vivendo e levando o Evangelho da cruz, pois esse sim é o poder da salvação e esse é o tempo da salvação!

Rom. 1:16 - Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.

II – A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PALAVRA (v.16a)

Pedro assegura os cristãos que os apóstolos tinham essa mesma doutrina como alicerce. Jesus não voltou ainda para que haja mais salvação.

Ele confirma que Paulo ensinava a mesma coisa – “É tempo de salvação!”Rom. 2:4 Rom. 10-11 –11:25-26 II Cor. 6:2

*João também ensina a mesma coisa em Apocalipse 6:10-11

Os autores do Novo Testamento viram esse tempo entre a 1° e a 2° vinda de Jesus como o Tempo de Salvação.

Pedro coloca as cartas de Paulo no mesmo nível que o Antigo Testamento.II Tim. 3:15-17 II Pe. 1:20-21

Por ser inspirada por Deus, a Bíblia tem coisas difíceis de serem entendidas! Coisas que a mente humana tem muita dificuldade de entender! ** “Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras...”.

Essa é uma das razões pela qual Deus deu pastores-mestres à Igreja --- Ef. 4:11-12

Tem muita passagem difícil e estranha de serem compreendidas, mas é pecado quando o cristão (principalmente os pastores) não explora essas passagens.

Permanecer no mesmo nível de entendimento da Palavra de Deus é pecado, pois revela preguiça e desprezo pelo tesouro da Verdade.**Heb. 5:11-6:1

Um dos maiores perigos hoje em dia para a vida saudável da igreja é um aparelho chamado TV! Ela torna as pessoas lerdas e preguiçosas!

John Stott fala o seguinte sobre o problema da tv na vida dos cristãos - “A televisão dificulta para as pessoas escutar com atenção e de modo responsivo... Cinco tendências nocivas da televisão:1) A TV tende a tornar as pessoas fisicamente preguiçosas;2) Tende a destituir as pessoas da crítica intelectual;3) Tende a tornar as pessoas emocionalmente insensíveis;4) Tende a tornar as pessoas psicologicamente confusas; 5) Tende a deixar as pessoas em desordem moral.

III – má interpretação da palavra leva a destruição (v.16b)

16 Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles.

Gente, isso é muito sério!

Pregação não é um joguinho!

Interpretação da Bíblia é caso de vida ou morte!

Tiago 3 diz, “Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor.”

A sua Teologia vai ditar as sua ações!

IV – como nos guardar (vS.17-18)

17 Portanto, amados, sabendo disso, guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais, nem percam a sua firmeza e caiam. 18 Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Não ignorando o fato de que má teologia e má doutrina destroem a vida, Pedro nos dá o antídoto para não sermos destruídos – CRESCER/EXPANDIR na:

GRAÇA ---- graça é o favor imerecido de Deus. É entender que tudo que temos vem como dom de Deus.

A gente não merece nada!!!! Nem mesmo a salvação!!

Rom. 3:22-24 Rom. 11:6 Ef. 1:5-7 Ef. 2:4-9 II Tim. 1:9 Tito 3:4-8

Sola Gratia – somente pela graça!

Crescer na graça é saber que eu estava morto, fedido, sujo e que Jesus veio e me deu vida por causa da misericórdia dEle e não por que eu sou melhor que o outro! E quando você reconhece isso, você não passa mais a viver para si mesmo, mas para aquele que te comprou e te deu a vida!

CONHECIMENTO --- Muitas pessoas desprezam o conhecimento pela Palavra, isso é pecado e abre a pessoa para todo tipo de falso ensino e falso ensino leva a destruição! Filp. 3:10 -- Ef. 4:11-16 -

Crescer na Graça e no Conhecimento de quem?

Do nosso SENHOR (κύριος) --- aquele que tem poder sobre pessoas e coisas. Esse título era usado para César e para Deus no Antigo Testamento. Se Ele é o nosso Senhor, nós somos seus escravos. E o escravo deve crescer na graça e no conhecimento do seu senhor. Jesus é Senhor!!! Não um mero mestre de éticas, mas Soberano sobre todas as coisas.

Do nosso Salvador --- Foi Ele quem nos salvou e é Ele quem salva ainda hoje.

V – O propósito de tudo isto (v.18b)

A ele (Jesus) seja a glória, agora e para sempre! Amém.

Toda nossa vida, todo nosso esforço em crescer na graça e no conhecimento tem um único objetivo – GLORIFICAR JESUS!!!

Que toda a glória seja sempre dada a Deus. Isso é Soli Deo Gloria!

Nós somos meros escravos, comprados pela graça de Jesus e chamados a crescer nessa graça e no conhecer do nosso Senhor e Salvador.

Nosso propósito como a Igreja em Campinas Soli Deo Gloria é de:

a) Viver como Tempo de Salvação – acumulando tesouros no céu, espalhando o Evangelho de Jesus Crucificado para todos, pois é por isso que Jesus não voltou ainda.

b) Sermos zelosos pela interpretação correta da Palavra de Deus, pois isso é caso de vida ou morte já que a nossa Teologia dita nossos passos e ações.

A Bíblia tem o grande foco, pois:

*A Palavra santifica a igreja Jo.17:17

*Liberta das mentiras Jo.8:31-32

*Torna os cristãos saudáveis I Tim.4:6

*O cristão amadurece no entendimento das Escrituras Ef. 4:11-12

c) Enquanto esperamos pelo nosso Senhor a gente deve Crescer na GRAÇA e no CONHECIMENTO do nosso Senhor e Salvador Jesus, pois só assim perseveraremos até o fim – livres dos falsos ensinos.

d) Dar toda a glória a Deus em todo o tempo e em toda circunstancia – por isso Soli Deo Gloria, a Deus somente seja a glória!

Rom. 16:27 - Sim, ao único Deus sábio seja dada glória para todo o sempre, por meio de Jesus Cristo. Amém!

Por Isso Não Desanimamos!

Como não desanimar quando somos atribulados por todos os lados?

Como podemos nos manter alegres quando as dores, as tristezas e as decepções vêm ao nosso encontro?

Texto: II Corintios 4:7-16 -Mas temos esse tesouro (o Evangelho) em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. 8 De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; 9 somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. 10 Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. 11 Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal. 12 De modo que em nós atua a morte; mas em vocês, a vida. 13 Está escrito: “Cri, por isso falei”. Com esse mesmo espírito de fé nós também cremos e, por isso, falamos, 14 porque sabemos que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês. 15 Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus. 16 Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, 17 pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. 18 Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.

*Quais são os seus maiores temores? O que você mais teme que aconteça nessa vida?

Caso isso aconteça, como você pode manter a alegria?

Quando lemos esse trecho e lembramos da vida de Paulo podemos ver um homem que realmente foi perseguido, atribulado, espancado e nunca desanimou da alegria da salvação!

Paulo no seu chamado foi avisado que ia sofrer – Atos 9:15-16 (Atos 14:19; II Cor. 6:4-10; II Cor. 11:16-33). Assim também nós fomo chamados a sofrer! (Atos 14:22; I Pedro 1:20-22).

** Nessa carta de Paulo aos Coríntios um dos propósitos dele é defender seu ministério de falsas acusações que ele vinha recebendo de alguns líderes. Um dos argumentos de defesa de Paulo é o sofrimento dele pelo Evangelho!

II Corintios 4:

V.7 –“Mas temos esse tesouro (4:6) em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós” -

Primeiramente precisamos entender que o Evangelho – O Conhecimento da Glória de Deus na face de Jesus (4:6) é o maior tesouro que alguém pode ter!

TESOURO (θησαυρός) – lugar onde coloca as preciosidades.

Mat. 13:44 - “O Reino dos céus é como um tesouro (kalos) escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo; Mat. 13:52 - II Tim. 1:14

Esse magnífico tesouro, o tesouro do Evangelho de Jesus – que nos escolheu quando ainda eramos inimigos dEle e morreu por nós para nos salvar – está em vasos de barro!

*VASOS de BARRO = nossos corpos frágeis e decadentes! O Paradoxo – Deus escolheu o lugar frágil e decadente para depositar o Seu tesouro, para que o poder dEle seja magnificado!

v.7 - Mas temos esse tesouro (4:6) em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós”

Veja o versículo 15 - Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus .

II Cor. 11:30; II Cor. 12:8-10

Precisamos entender que os sofrimentos fazem com que o TESOURO do Evangelho seja mais valorizado, pois Deus se mostra todo poderoso e nós meros homens – com isso Ele é mais glorificado!

** Outro aspecto do sofrimento na vida do cristão é que – outras pessoas são beneficiadas!

v.15- Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus.

II Cor. 1:3-7 (v.6 - Se somos atribulados, é para consolação e salvação de vocês; se somos consolados, é para consolação de vocês)

2 Aspectos Importantes do Sofrimento:

1 – O tesouro do Evangelho é mais valorizado, pois o poder de Deus se torna mais evidente!

2 – Outras vidas são beneficiadas!

Paulo nos ajuda ainda mais mostrando como devemos agir: 16 Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, 17 pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. 18 Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.

V.18Fixamos nossos olhos no invisível!!

Para a mente humana parece ridículo falar para alguém colocar os olhos no que não se vê, mas é exatamente isso que Paulo nos exorta a fazer.

Colocamos nossa mente, nossas vidas e corações no Evangelho de Jesus.

Rom. 1:20 – Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;

Col. 1:15 – Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação

I Tim. 1:17 – Ao Rei eterno, o Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

Veja o contraste do versículo 17:

Sofrimentos – Leves – Presentes ===(produzem) == Glória – Pesada – Eterna

A gente só sofre por pouco tempo nessa vida, e o sofrimento é leve, muito leve e de curta duração, comparado com o peso da glória que receberemos e da eternidade que passaremos com Jesus.

Heb. 11: 24-27-Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó, 25 preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo. 26 Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa. 27 Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.

Uma vez que entendemos esse princípio, podemos nos alegrar e não desanimar!

Alegramos-nos com as tribulações, pois elas produzem uma glória de peso eterno!

Romanos 8:18 - Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.

Que as dificuldades que passamos possam gerar em nós alegria. Que possamos ser uma igreja alegre independete da situação.

Filip. 3:1 – Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor!

Filip. 4:4 – Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!

I Tess. 5:16 – Alegrem-se sempre. 17 Orem continuamente.18 Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

II Cor. 8:2 – Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. 2 No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade.

Como Não Desanimar:

1 – Entenda que o Tesouro do Evangelho é mais valorizado nas tribulações, pois o poder de Deus é mais exaltado.

2 – Entenda que seus sofrimentos vão ajudar outras pessoas.

3 – Tire seus olhos do visível e coloque no Invisível – assim poderemos ver que esses sofrimentos são leves e temporários e produzem uma glória eterna e pesada.

UM APELO ÀS MAMÃES: VOLTEMOS A VERDADE DE DEUS

Culto especial do Dia das Mães

Texto Principal – Provérbios 31: 10-31

A minha intenção com esse estudo é fazer com que as mulheres/mães tirem os olhos da sociedade e cultura que nos envolvem e voltem seus olhos para a Palavra de Deus.

A Verdade de Deus deve ser nosso padrão de vida, não importa quão contrário isso vá com a nossa cultura!

Divisão da Ministração:

I) MÃE E A NOSSA SOCIEDADE:

A) OS ABUSOS

B) AS CONSEQUÊNCIAS

II) MÃE E A PALAVRA DE DEUS:

A) A IMPORTÂNCIA

B) O PAPEL/FUNÇÃO

I) MÃE E A NOSSA SOCIEDADE:

A) OS ABUSOS

Por séculos e séculos as mulheres vêm sofrendo todo tipo de abusos – físico, verbal, sexual, emocional. Se você pegar a Bíblia, você verá que com a entrada do pecado no mundo, através da desobediência de Adão e Eva, a estrutura de liderança criada por Deus foi totalmente deturpada.

Em Gen. 3:12, quando Deus vem confrontar Adão ele responde de forma rude e abusiva, mostrando já a conseqüência do pecado na vida dele e como o pecado passou a afetar o relacionamento do homem e da mulher, “Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.”.

Em Gen.12 temos o relato da ida de Abraão para o Egito, lá eles pegavam a mulher que eles queriam para dar ao rei do Egito. Vemos dois abusos: um porte parte do faraó e outro por parte de Abraão.

Gênesis 19 conta uma história ainda mais triste, quando os cidadãos de Sodoma querem abusar sexualmente dos dois visitantes e Ló oferece as suas filhas para serem molestadas pelos sodomitas.

Vemos que assim que o pecado entrou no ser humano o relacionamento entre homem e mulher se tornou o oposto do que havia sido criado por Deus.

Hoje continua o abuso das mulheres, por todo o mundo.

Por exemplo na Coréia do Sul tem um dito confuciano que diz, “Namjon yobi”, isto é, “homem é honrado, a mulher rejeitada”.

Na mesma Coréia do Sul – 1 entre 12 bebezinhos (menina) é abortada por ter o sexo feminino.

Esse é um país cuja população é 1/3 “cristã”. Estranho, não?!

Na Índia ocorria uma prática hinduísta muito forte (sati ou suttee) na qual eles queimavam as viúvas – um missionário cristão William Carey (1793) foi quem ajudou abolir essa prática.

Dados sobre a Violência para com a Mulher:

No Mundo: 25-50% das mulheres adultas foram vítimas de violência doméstica.

Paquistão: 70-90% das mulheres são abusadas pelos maridos.

Bangladesh: Metades das mulheres assassinadas ocorreu na própria casa.

EUA: 30% das mulheres assassinadas foi pelo namorado, marido ou ex-marido.

Brasil: 80% dos assassinatos e 70% dos estupros são feitos pelos maridos, parentes ou “amigos”.

Cairo: num subúrbio foram entrevistadas 100 mulheres - 30% das mulheres apanham todo dia e 34% apanham uma vez por semana.

Todos essas ações abusivas levaram a uma reação extrema:

B) AS CONSEQUÊNCIAS:

Uma re-ação aos abusos contra a mulher gerou o que hoje conhecemos por Revolução Feminina ou Feminismo (1930, 1960...).

O Feminismo começou e ocorreu com o objetivo correto – isto é, de dar um basta à opressão violenta, emocional e psicológica machista imposta sobre as mulheres.

*Direito de votar.

*Direito de trabalhar/estudar

*Direito de se defender dos abusos sexuais dos homens.

Mas como toda revolução, a Revolução Feminina foi para um outro extremo.

Toda revolta e revolução sem base bíblica geram mais males!

As mulheres não só buscaram a liberdade e os direitos de igualdade e dignidade, mas passaram a acreditar que não eram só iguais aos homens, mas que eram superiores a eles.

“Nós somos, como sexo, infinitamente superior aos homens...”Elizabeth Cady Stanton

Passaram a competir forças e lutar por vagas que naturalmente se cabem aos homens (exército, polícia e etc.).

As mulheres começaram a lutar pelo direito de aborto.

Lesbianismo cresceu, pois criaram ódio para com os homens.

O Feminismo:

É uma mentira do diabo para gerar mais destruição nos lares.

Tornou muitas mulheres arrogantes.

Mulheres largaram os lares e a educação dos filhos.

Não acreditam na estrutura de liderança criada por Deus – no qual o homem é o cabeça.

Promovem o aborto – matança de bebes.

Destrói todo tipo de distinção nos papeis sexuais criados por Deus.

Um estudo feito nos Estados Unidos, o General Social Survey, detectou que as mulheres estão mais tristes do que estavam há três décadas – e mais insatisfeitas com suas vidas do que os homens. Nos anos 70, quando começou a emancipação feminina, com entrada no mercado de trabalho, pílula anticoncepcional, liberdade sexual, elas se sentiram exultantes. Mas quanto mais conquistaram, mais responderam à pesquisa – que é feita desde 1972 – dizendo que estavam infelizes.

Será que vai chegar o dia em que as mulheres vão amaldiçoar o feminismo?

por Martha Mendonça | Revista Época

http://catolicismo.wordpress.com/2009/09/23/mulheres-estao-menos-felizes-do-que-nos-anos-70/

“As mulheres americanas não estão felizes com seus empregos. É o que diz uma pesquisa feita na internet pelo AOL e publicada ontem no New York Daily News. Num universo de quatro mil mulheres, 67% disseram que mudariam de emprego “num piscar de olhos”. Do total, 79% disseram que “de jeito algum” deixariam seus filhos seguirem a mesma profissão que elas. Mais da metade (57%) declararam que gostariam de parar de trabalhar para ficar em casa e 63% dizem que seu trabalho é apenas sinônimo de contracheque, sem satisfação pessoal. E o pior: 69% acham que seu salário é muito pequeno.É verdade que uma pesquisa feita pela Internet não contempla todo o universo feminino. Mais, se levarmos em conta que usuárias da internet têm maior renda e instrução, a situação é bem mais triste.”

http://colunas.epoca.globo.com/mulher7por7/2009/09/09/americanas-nao-gostam-de-seus-empregos/

Essa liberdade alegada é uma falsa liberdade, pois não é a liberdade bíblica!

As mulheres acham que são livres, mas na verdade ainda estão escravizadas!

Todos esses problemas têm uma única raiz: a mentira!

Qual é a mentira? Que “o homem é superior que a mulher” – por isso as mulheres se revoltaram e foram para um outro extremo – achando que se libertaram acabaram por se escravizarem ainda mais.

As mentiras do diabo escravizam e tem escravizado muitas pessoas.

Gal. 4:3 Col. 2:6-8

II) MÃE E A PALAVRA DE DEUS:

A) A IMPORTÂNCIA DA MÃE/MULHER

Se a raiz dos abusos é a mentira, então nós precisamos da VERDADE. A verdade absoluta encontra-se na Bíblia.

A Palavra de Deus é quem nos liberta das mentiras de satanás.

Quando vamos para a Bíblia vemos que quando Deus criou o homem e a mulher Ele criou os dois à Sua imagem.

Gen. 1:26-28 - 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 27 E criou Deus o homem (adão – raça humana; diferente da palavra zakar =masculino e diferente da da palavra ish =homem) à sua imagem: à imagem de Deus o (o ser humano) criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos....

Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e deu-lhes o privilégio de serem vice-regentes no maravilhoso templo, chamado Éden. Um ajudaria ao outro.

Apesar de eles terem o mesmo ser, a mesma essência – o homem e a mulher têm funções diferentes.

Podemos ver essas funções diferentes no modo que Deus criou o corpo de cada um.

A mulher foi desenhada para gerar e nutrir bebes.

PROTETOR/PROVÊ/LIDERA DEUS É AMBOS NUTRI/CUIDA

ESSES DOIS ASPECTOS

ESTÃO NA CRAIÇÃO

HOMEM MAIS PORTETOR/LÍDER IMAGO DEI MULHER – NUTRI, CUIDA

Em nenhum lugar da Bíblia há o ensino da superioridade do homem. Como vimos a Bíblia deixa clara que tanto o homem como a mulher foram criados a imagem de Deus e isso exige respeito, dignidade e valor para os dois sexos.

Gálatas 3:25-29 - Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor (Lei). 26 Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, 27 pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. 28 Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. 29 E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa.

O cristianismo trouxe uma verdadeira reforma na sociedade judaico-romana, pois Jesus passou a aceitar as mulheres no seu círculo. Ele passou a tratá-las com respeito e dignidade, e como conseqüências os primeiros discípulos passaram a seguir esse exemplo e muitas mulheres foram tocadas e atraídas para Jesus por meio dessa atitude de amar e respeitar o sexo feminino que era tão desprezado.

Lc. 8:2 At. 1:14

O cristianismo verdadeiro da valor e dignidade as mulheres!

Uma vez esclarecido que Deus criou homem e mulher, negro e branco a Sua semelhança e que todos são dignos de respeito e dignidade, a gente pode partir para a última parte do estudo.

B) O PAPEL/FUNÇÃO DA MÃE

O papel da mãe na estrutura criada pelo Deus soberano é muito linda. Quando entendemos que Deus criou o homem e a mulher com o mesmo valor, com a mesma dignidade, mas que Ele criou nós com funções diferentes daí sim encontramos alegria e glorificamos a Deus verdadeiramente.

Nas igrejas em Éfeso havia um problema sério de mulheres quererem tomar a posição dos homens na liderança da igreja criada por Deus. Paulo alerta aquelas mulheres a lembrarem da Criação e de como Deus havia estabelecido a liderança.

I Timóteo 2 trata da ordem na adoração, Paulo quer que as igrejas em Éfeso reflitam a ordem estabelecida por Deus.

Paulo quer que os homens participem das orações e as mulheres ajam como devem agir – “Vamos lá homens, comecem a liderar as orações, levantem suas mãos. Mulheres, se adornem/arrumem com boas obras e submissão aos presbíteros que ensinam e lideram as igrejas (3:2; 5:17)!

I Tim. 2: 11-15 - A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição 9ele incentiva o aprendizado das mulheres!). 12 Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio. 13 Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva. 14 E Adão não foi enganado, mas sim a mulher que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora. 15 Entretanto, a mulher será salva dando à luz filhos — se permanecerem na fé, no amor e na santidade, com bom senso.

A mulher tem sua função e seu papel. Paulo lembra que quando Adão e Eva mudaram os papeis de liderança e quando a ordem da criação é ignorada isso traz danos profundos.

A implicação é clara: Adão e Eva violaram a ordem divina dos papéis/gêneros quando Eva levou Adão a desobedecer o mandamento de Deus. De forma parecida com I Coríntios 11:2-16, Paulo relaciona a atividade da igreja com a ordem divina na criação dos sexos. Mulheres serão salvas dos ensinos satânicos (I Tim. 2;15; 5:15) - e consequentemente salvas eternamente – se elas pararem de praticar os falsos ensinos e se devotarem aos deveres da criação no casamento, no ter filhos, e cuidando da família” (Theology of the New Testamente, Frank Thielman).

Funções diferentes não significa inferioridade. De modo nenhum! Não é por que eu não posso dar a luz que eu sou inferior. Não é por que a mulher não pode ter papel de presbítero que ela é inferior. Homens e mulheres têm funções diferentes!

Uma vez que entendemos que temos papeis diferentes e isso não significa inferioridade, mas diversidade, as mulheres podem servir muito melhor a Deus.

Um dos Papéis Principais das Mães é:

1 – Amar a Deus e buscar conhece-Lo com toda sua existência!

Mães, sejam apaixonadas por Jesus!

Leiam a Palavra! Orem! Jejum pelos seus filhos e maridos!

Estejam imersas na graça e no conhecimento do nosso Senhor!

Para que vocês sejam felizes e satisfeitas no dia-a-dia é necessário que vocês encontrem toda a alegria na cruz de Cristo!

2 – Amar, respeitar e Submeter ao Marido!

Tito 2: 3 Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom.4 Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos.

Hoje as pessoas odeiam a palavra “submissão”, mas é Deus quem ordena.

Ef. 5:15 -Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, 21 Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.22 Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23 pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. 24 Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. 33Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.

“Quando um marido lidera com Jesus Cristo e a esposa responde como a noiva de Cristo, há uma harmonia e mutualidade que é mais lindo e traz mais satisfação e gera mais frutos do que qualquer outro padrão de casamento criado por Deus. Deus ama sua criação e Ele ama a Sua glória.

E consequentemente quando seguimos o Seu padrão de casamento, nós nos satisfazemos mais e Ele é mais glorificado!” (John Piper)

3 - Gerar e Ensinar os Filhos Naturais:

Prov. 1:7-9 - O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. 8 Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, 9 Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço.

A gente vê a Casa como a Escola – essa é a imagem. Oposto dos dias de hoje.

Pai = instrutor Mãe = professora

Em tudo o que eles ensinam há o Temor do Senhor. E isso vale mais que pérolas!!

Veja o que essa passagem não diz:

“Pais trabalhem e larguem tudo para as mães!”

“Pai instrua os filhos e mãe vai trabalhar!”

“Mães e pais larguem as crianças nas escolinhas e vão ganhar $$$!”

A passagem revela a responsabilidade mútua dos pais na educação dos filhos!

A nossa cultura, sociedade e governo têm tirado das mães esse privilégio que é de ensinar os filhos!

APELO – Mamães ensinar os filhos é um privilégio e mandamento de Deus!!!

Efésios 6:4 - Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. A palavra grega para “criem” é a palavra paidéia. Muitos acham que o paidéia que eles precisam realizar é levar os filhos na igreja ou ler uma história da Bíblia de vez em quando.

O problema é que essa palavra é muito mais profunda que isso. No mundo grego-romano Paidéia englobava uma educação que tinha por objetivo aculturar a criança. As crianças eram aculturadas nas escolas, nas ruas, em casa.

Então, para obedecer ao mandamento bíblico dos pais “cuidarem” (paideiarem) os filhos é necessário uma radical imersão dos pais e como conseqüência das crianças nos padrões bíblicos.

A gente vê a paidéia cristã de forma clara em uma mãe em especial.

A dona Eunice.

A dona Eunice era a mãe do Timóteo (um dos maiores parceiros do apóstolo Paulo).

II Tim. 1:5 - Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você.

II Tim. 3:14-15 - Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.

O pai de Timóteo não era cristão, ele era um grego pagão (At. 16:3- Chegou a Derbe e depois a Listra, onde vivia um discípulo chamado Timóteo. Sua mãe era uma judia convertida e seu pai era grego.).

Paulo celebra a grande obra realizada pela mãe e avó de Timóteo – essa grande obra foi ter ensinado ele, desde jovem, a Palavra de Deus!

Mães, Deus vai te capacitar, independentemente da situação do seu marido, independente da situação financeira – seja fiel a Palavra!

A mãe fez o papel do pai e a lembrança dessa dedicação fortalecia a fé de Paulo e Timóteo.

Mães eduquem, ensinem, paideiem seus filhos. Você nunca sabe o que eles poderão fazer pelo Reino de Deus!

Outro Papel Muito Especial das Mulheres e Mães:

4 - Gerar e Ensinar As Filhas Espirituais!

Tito 2:1-5 - Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina. 2 Ensine os homens mais velhos a serem moderados, dignos de respeito, sensatos e sadios na fé, no amor e na perseverança. 3 Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom.4 Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, 5 a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.

Sejam Reverentes – a palavra está relacionada para sacerdotes.

Não Sejam Mentirosas e Não Sejam apegadas a vícios – era comum durante o Império Romano que as mulheres mais velhas fossem fofoqueiras e apegadas a vícios. Chega de fofoca! Vício em comida

Ensinem o que é BOM: seja por palavras ou por exemplo – Mães, vocês têm ensinado o que é bom?

a) “Mães ensinem as jovens a amarem seus maridos e filhos” --- a 1° coisa que Paulo quer elas ensinem é que AMEM seus Maridos e Filhos. Se dêem por eles.

b) “Ensine a serem Prudentes e Puras” – Ensinem as moças a manterem a virgindade, a se preservarem para o marido. Ensinem elas a serem prudentes – a pensarem sobre as coisas e usarem o discernimento! I Pe. 3:1-5 - Do mesmo modo, mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, a fim de que, se ele não obedece à palavra, seja ganho sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, 2 observando a conduta honesta e respeitosa de vocês. 3 A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. 4 Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus. 5Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam sua esperança em Deus - .

c) “estarem ocupadas em casa” --- não assistindo TV, lendo revistas de artistas, passando o tempo em frente do Orkut etc, mas cuidarem da casa!

d) “Bondosas e Sujeitas aos Maridos” – veja que a mulher não deve se sujeitar a qualquer homem, mas a seu marido que é líder.

Tudo isso é para a glória de Deus!!! Todas essas coisas não é para você somente se sentir bem, mas para que as pessoas vejam ordem de Deus nas suas vidas e nos seus lares e sejam tocadas.

Quantas mulheres hoje em dia se dizem cristãs e vivem uma vida completamente oposta do que o Senhor ensina – e como conseqüência muitas pessoas blasfemam o Evangelho.

Veja como essas características se assemelham com a Mãe Virtuosa de Provérbios 31! E ao mesmo tempo são o oposto do que mundo nos bombardeia.

O que voce mais ouve é que a mãe/mulher tem que ser independente e fazer o que ela sempre sonhou – por isso as mães hoje em dia desprezam o privilegio de trabalhar em casa e educar os filhos para buscar mais dinheiro e ser independente para viajar e comprar o que quiser.

Nos ultimos 5 anos tem recebido muitas cartas, como essa da Ann Landers:

“Estou tão cansada de todas essas pessoas ignorantes que chegam ao meu marido e perguntam a ele se a esposa dele trabalha tempo integral ou se ela só fica em casa... Aqui está a descrição do meu trabalho diário:

Sou uma esposa, mãe, amiga, amiga intima, conselheira pessoal, juíza, pacificadora, doméstica, lavadeira, chauffeur, decoradora, jardineira, faço planejamento, veterinária, manicure, cabeleireira, costureira, planejadora de finanças, administradora, secretaria pessoal, professora, diretora, psicóloga, enfermeira, nutricionista, chefe de cozinha, escrivã e nutricionista.

Ah, também sou pastora e professora de canto.

Pelos meus cálculos custaria mais que R$200 mil reais por anos o meu trabalho. E ainda tem pessoas que a do lar é nada menos que uma ignorante que só fica em casa assistindo tv.” (Ann Landers, May 1988, quoted in Mom, You're Incredible, by Linda Weber, Focus on the Family, 1994, pp. 23–24)

Mamães voltemos a Verdade de Deus!

Vocês são mais preciosas que ouro e joias!

Ensinem/Eduquem – Pandeia – seus filhos. Isso é um privil é gio e dever!

Gerem filhos que são aculturados pela Biblia.

Ensinem as filhas e filhos espirituais!

A Ceia do Senhor, porque e Como Celebrar

Um Estudo em I Coríntios 11:17-34

Esse estudo está dividido em 2 partes. Hoje estudaremos porque e como celebramos essa ordenança do Senhor.

No próximo domingo veremos a importância da festa da Páscoa para o Cristão e como se relaciona com a Ceia do senhor.

I Coríntios 11:17-34 - 17 Entretanto, nisto que lhes vou dizer não os elogio, pois as reuniões de vocês mais fazem mal do que bem. 18 Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio. 19 Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados. 20 Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor, 21 porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. 22 Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que lhes direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não! 23 Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão 24 e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. 25 Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso sempre que o beberem em memória de mim”. 26 Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. 27 Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. 28 Examine-se cada um a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. 29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação. 30 Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram. 31 Mas, se nós tivéssemos o cuidado de examinar a nós mesmos, não receberíamos juízo. 32 Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo. 33 Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem uns pelos outros. 34 Se alguém estiver com fome, coma em casa, para que, quando vocês se reunirem, isso não resulte em condenação. Quanto ao mais, quando eu for lhes darei instruções.

Divisão da Ministração:

INTRODUÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO

II) ORIGEM DA CEIA

III) PARTICIPANTES DA CEIA

IV) O ATO FÍSICO

V) O ATO MENTAL

VI) O ATO ESPÍRITUAL

I) Introdução e Contextualização:

É impossível estudarmos essa passagem que fala sobre a Ceia sem antes entendermos o contexto da carta.

Logo no começo de I Coríntios vemos que o problema principal é o de DIVISÃO nas igrejas.

Por isso Paulo diz em 1:10 - Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês; antes, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.

Essas igrejas estavam refletindo mais o mundo do que o Senhor Jesus. Divisões de todo tipo, problema no modo de se vestirem, egoísmo nos dons espirituais, não corrigiam pecado sexual por medo de perder alguém rico, divisões sobre ensinos sobre a ressurreição – e até mesmo na Ceia do senhor eles estavam se dividindo e agindo egocentricamente.

Os coríntios perderam a noção de quem eles eram em Jesus.

Fez um problema sério de facção no capitulo 3!

Paulo traz uma séria advertência, pois a Ceia que deveria ser uma proclamação pública e uma demonstração clara do amor de Jesus pela Sua igreja havia se tornado um ato de vergonha e grande tristeza – veja 11:17 - 17 Entretanto, nisto que lhes vou dizer não os elogio, pois as reuniões de vocês mais fazem mal do que bem. 18 Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio.

Às vezes a gente acha que essa advertência só foi para aquela igreja e não tem muita importância para nós hoje. A gente acha que Jesus jamais falaria isso para a nossa igreja. De modo nenhum, essa advertência tem uma praticidade gigantesca para nós hoje.

Mas essa divisão toda tinha seu lado positivo, pois revelava aqueles que tinham entendido quem eles eram antes de Cristo e como eles deveriam viver uma vez que se tornaram cristãos (19 Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados).

O pessoal de Coríntio estava fazendo da Ceia do Senhor a ceia deles mesmos - 20 Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor, 21 porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. 22 Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que lhes direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não!

Ao invés de usar aquele momento para refletir o puro amor de Jesus para com a igreja, quando Ele se deu e morreu pelas pessoas, um ato completamente oposto de egoísmo, os cristãos em Coríntio estavam usando aquele momento para satisfazerem as suas próprias vontades de forma egoísta.

Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. 22 Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm?

Quantas vezes a gente participa da Ceia na igreja da mesma forma que os cristãos em Coríntio. A gente lê essa passagem antes da Ceia e participa, sendo que do outro lado da igreja ficam os pobres que passam necessidades. A gente vai para igreja cheios do almoço de domingo, enquanto outros ali passaram a semana todo na “dureza”.

Nesse contexto de egoísmo (11:17-22), onde os mais ricos não se importam com os mais pobres, Paulo os lembra do que Jesus disse a respeito da Ceia. Paulo quer despertar os corações dos cristãos em Coríntio para a essência da comunhão entre irmãos e com Jesus.

Outros Nomes Dado a esse Sacramento

*Ultima Ceia

*Eucaristia

*Ceia do Senhor

*Mesa do Senhor

*Partir/Quebrar o Pao

II) A ORIGEM HISTÓRICA DA CEIA

Vs. 23 Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão 24 e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. 25 Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso sempre que o beberem em memória de mim”.

A origem histórica da Ceia está na ultima noite do Senhor Jesus. Esse sacramento não é invenção de homens - é uma ordenança dada por Jesus na noite em que Ele foi traído.

Lucas 22:14-20 - Então, prepararam a Páscoa. 14 Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram-se à mesa. 15 E lhes disse: “Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer. 16 Pois eu lhes digo: Não comerei dela novamente até que se cumpra no Reino de Deus”. 17 Recebendo um cálice, ele deu graças e disse: “Tomem isto e partilhem uns com os outros. 18 Pois eu lhes digo que não beberei outra vez do fruto da videira até que venha o Reino de Deus”.19 Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. 20 Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês..

FAÇAM ISSO” --- uma ordem, um mandamento.

Então vemos que esse sacramento não é coisa de homens, mas foi estabelecido e ordenado pelo nosso Senhor Jesus. Por isso há a necessidade de obedecermos – assim como o batismo!

No próximo domingo veremos como a instituição da Ceia está ligada com outro acontecimento histórico, a Páscoa!

II) OS PARTICIPANTES DA CEIA

Quem pode participar da Ceia?

v.22 – “Ou vocês desprezam a igreja de Deus?”

v. 23 – “Pois o que recebi do senhor também lhes entreguei” – lhes = cristãos em Coríntio.

v. 25 –“Façam isso” --- quem estava presente na Última Ceia? Os discípulos!

v. 26 - 26 Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. – Quem proclama o Evangelho? Os cristãos, a igreja!

Quem participa são os cristãos, aqueles que crêem e confessam que Jesus morreu pelos pecados e os libertou da escravidão do pecado.

Importante: A Ceia não é um SEGREDO/MISTÉRIO. Não é algo feito escondido. Não é algo místico só para os de dentro.

“Nossa, tem gente visitando, o que eles vão achar?” --- Não, a Ceia é uma ótima proclamação.

Quem participa, sim, são os “de dentro”. Mas todos devem assistir. Principalmente os “de fora”.

É bom que assistam e vejam o evangelho sendo proclamado de forma visível, não só audível.

V.26 - vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.

Não é para constranger. Não é para trazer vergonha nem peso. Convido os que visitam que assistam e reflitam na importância da igreja lembrar-se da morte daquele que nos comprou.

Precisa Ser Batizado? Não necessariamente. Mas a pessoa não deve cumprir/obedecer a um sacramento e ignorar o outro.

O requerimento é crer em Jesus.

Crianças Devem Participar? Não recomendo. Desde pequeno é bom que eles entendam que isso é para aqueles que proclamam Jesus como Senhor Deus e Salvador.

Nada impede de depois dar um pouquinho do suco e um pedacinho de pão, mas durante o ato em si quando todos participam seria melhor que eles não participassem

Às vezes é ministrado em hospital e em casamento – mas essas são exceções.

O lugar apropriado é na igreja com todos presentes:

v.17 - pois as reuniões de vocês .v.18 - quando vocês se reúnem, v.20 - Quando vocês se reúnem, v. 33- Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem v.34 - quando vocês se reunirem.

III) O ATO FÌSICO

As ações, ou atos físicos são descritos em 4 partes.

Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão 24 e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. 25 Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso sempre que o beberem em memória de mim”.

1) dar graças

2) partir o pão (geralmente as refeicoes comecavam com a oracao e o pao).

3) beber do copo

4) refeição/ceia

1) Dar Graças – (eucaristia)-- Na noite em que ele foi traído, Ele deu graças! Às vezes a gente vem para Ceia cheio de preocupação e com o coração todo sufocado que até esquecemos que o maior aspecto da Ceia é o coração grato de poder participar desse sacramento tão lindo.

I Tess. 5:18 – Alegrem-se sempre. 17 Orem continuamente. 18 Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

Col. 1:12 - E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e 11 sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,12 dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.13 Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, 14 em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.

2) COMER O PÃO ---- não importa o tipo de pão. O que importa é o que o pão representa.

Lucas 22 - 19 Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. 20 Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.

“Isto é meu corpo” ---- essa frase trouxe muita controvérsia.

Católicos acreditam que o pão se torna literalmente o corpo de Cristo (transubstanciação = a substancia é transformada literalmente no corpo e sangue de Jesus).

Nessa interpretação, Jesus se apresenta fisicamente em vários lugares.

Lutero (Luteranos) manteve uma idéia semelhante. Consubstanciação = com a substância. Os elementos se mantêm pão e vinho, mas de forma espiritual é transformado dentro do corpo do cristão. Ao contrário da Transubstanciação que a matéria é transformada, na consubstanciação a matéria está junta com o corpo e sangue.

Os presbiterianos seguem Calvino que acreditava na presença espiritual de Jesus através do Espírito Santo.

“Finitum non capax infinitum” --- o finito não pode conter o infinito. O corpo de Jesus não pode estar em todo lugar ao mesmo tempo.

Zwuínglo acreditava no memorial. A Ceia era um poderoso memorial, nada mais.

O “Pao” representa o corpo de sofrimento e aflicao. Veja Deut. 16:3 - Nela não comerás levedado; sete dias nela comerás pães ázimos, pão de aflição (porquanto apres-sadamente saíste da terra do Egito), para que te lembres do dia da tua saída da terra do Egito, todos os dias da tua vida.

Assim como o pao azimo representava a aflicao que havia se tornado redencao, o corpo de Jesus representa a aflicao que nos traz a redencao!

Em favor de vocês” – Paulo enfatiza que a morte de Jesus é exemplar para todos os cristãos e deve ser imitada! Não houve nada de egoísmo da parte de Jesus!

2) BEBER do CÁLICE ----- Não especifica se é vinho ou suco de uva. Fala “fruto da videira”.

Usamos o suco de uva, pois culturalmente é melhor, gerando menos escândalo.

Vemos o comer do pão e o beber do vinho como “MEMORIAL”, mas assim como Calvino vemos que tem o aspecto espiritual. Mas não cremos nem em transubstanciação nem em consubstanciação.

Se fossemos levar literalmente a afirmativa que o pão e o vinho são partes literais do corpo de Cristo, precisaríamos interpretar literalmente que Jesus era um bom pastor, que ele era uma porta, era um caminho.

O que realmente importa é o simbolismo e o cumprimento das profecias - o copo representa o sangue da alinça feita com seu povo.

Jer. 31:31 - Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.

Ex. 24:8 - Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o SENHOR tem feito convosco sobre todas estas palavras.

3) A REFEIÇÃO --- a maioria das igrejas não celebram uma ceia. A gente aqui faz questão de após o culto de Ceia separarmos um tempo para almoçarmos e ceiarmos juntos. Vemos como um tempo muito importante de comunhão e que podemos mostrar nosso amor para com os outros.

Segue um principio de I Coríntios: Compre sempre do melhor. Não seja “miguézão” no domingo de Ceia. Abençoe os irmãos! Compre Guaraná Antártica ao invés de Tubaína. Compre coisa de qualidade. Guarde um dinheiro para termos um tempo saudável onde todos curtam!

E aqueles que tem mais dinheiro não fiquem comparando as coisas que comparam com as das pessoas mais simples. “Poxa, eu comprei manteiga Aviação, o fulano trouxe margarina Sadia!’. Não, façamos isso!

A igreja primitiva praticava a comunhão através da refeição, vemos como um bom exemplo a ser seguido.

Sobre a Freqüência: A Bíblia não demanda uma freqüência exata. Parece que a igreja primitiva celebrava toda vez que eles se ajuntavam (At. 2)

Jesus apenas diz, “Façam isso sempre” façam isso sempre que o beberem

IV) O ATO MENTAL/AÇÃO MENTAL

“façam isto em memória de mim” – Toda vez que a gente participa da Ceia, é necessário que nossa mente vá para a obra de Jesus!

Em memória – em lembrança de MIM --- Não em memória das suas discussões, do seu carro, do seu trabalho, da sua filha – não! em memória da vida e obra e ressurreição de Jesus!

Em lembrança (ἀνάμνησις) – um memorial

A Bíblia foca muito em memoriais, pois a mente humana é fraca e esquece facilmente os grandes feitos de Deus. Deus em sua infinita sabedoria ordena que façamos memoriais.

Memoriais olham para o passado, ajudam a fortalecer o presente e trazem esperança para o futuro (o mesmo Deus irá cumprir suas promessas).

Josué 4:5-7 -- Chamou, pois, Josué os doze homens, que escolhera dos filhos de Israel; de cada tribo um homem; 5 E disse-lhes Josué: Passai adiante da arca do SENHOR vosso Deus, ao meio do Jordão; e cada um levante uma pedra sobre o ombro, segundo o número das tribos dos filhos de Israel; 6 Para que isto seja por sinal entre vós; e quando vossos filhos no futuro perguntarem, dizendo: Que significam estas pedras? 7 Então lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca da aliança do SENHOR; passando ela pelo Jordão, separaram-se as águas do Jordão; assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel.

Você olha para aquele copo, para aquele pão e se lembra que Deus virou homem, se humilhou – teve seu corpo destruído, a pele rasgada, a carne machucada. Mas Ele triunfou e hoje vive, reinando sobre todas as coisas.

Não tem nada de místico! Não tem nada de Nova Era.

É a lembrança de um fato e de um momento histórico que ocorreu. Isso é história, não é misticismo!

V) O ATO ESPIRITUAL

As pessoas que não são cristãs podem fazer os dois itens anteriores. Eles podem beber e comer e eles podem pensar em Jesus. Mas o ato espiritual só cabe aqueles que foram regenerados pelo Espírito.

Uma participação genuína com a família de Jesus. Um entendimento/revelação do que é participar do corpo de Jesus.

27 Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. 28 Examine-se cada um a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. 29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação. 30 Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram. 31 Mas, se nós tivéssemos o cuidado de examinar a nós mesmos, não receberíamos juízo. 32 Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo. 33 Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem uns pelos outros. 34 Se alguém estiver com fome, coma em casa, para que, quando vocês se reunirem, isso não resulte em condenação.

v.27 – “Indignamente” --- de forma que não se encaixa com o sentido verdadeiro desse sacramento. “Nao é de acordo com o valor”.

Veja o que Gordon Fee fala em seu comentário sobre essa palavra:

“É uma pena que esse advérbio foi traduzido como “indignamente” na KJV. Já que esse advérbio em inglês (e em português) particularmente seria mais aplicável para a pessoa que come ao invés do modo que está sendo feito, essa palavra se tornou ameaçadora para os cristãos de língua inglesa (e portuguesa). Pessoas estão “indignamente” se elas têm algum pecado na vida delas, ou cometeram algum pecado durante a semana. Isso resulta na leitura do versículo 28 de forma pessoal e introspectiva, a pessoa se examina e se auto denomina digna de participar. A tragédia dessa interpretação é imensa, pois acaba afastando certas pessoas de participarem e traz culpa àqueles que participam” (The New International Commentary of the New Testament, pg. 560).

Paulo não está falando que se você sente mal, se sente indigno você não deve participar. Paulo fala que aqueles que não querem viver de forma humilde, se dando pelos outros, seguindo o exemplo de Jesus, esses não deveriam estar participando.

Indignamente no contexto é desprezar as pessoas mais pobres da igreja.

Indignamente é viver de forma arrogante enquanto Jesus foi totalmente humilde. Desprezar, enquanto Jesus aceitou. Não dar, enquanto Jesus deu tudo.

v.28 “Mas EXAMINIEM-SE (dokimazo) CADA UM” ---

aprovar por teste

· Isso não é um chamado para um profundo auto-exame para determinar se você é digno ou não. Ao contrário, essa expressão serve para contrastar com o exame de Deus no qual uma participação indigna levará!

* O examinar/a avaliação é para trazer a pessoa para a Mesa do Senhor, e não afastar!

A igreja como um todo deve se examinar, e assim ter a certeza de que não estão agindo de forma contrária a intuição primária da proclamação que ocorre neste sacramento.

Salmo 26:2 - Examina-me, SENHOR, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.

Lamentações 3:40 – Esquadrinhemos (examinemos) os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o SENHOR.

II Cor. 13:5 – Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!

I Tess. 5:21 - Não tratem com desprezo as profecias,21 mas ponham à prova (testem) todas as coisas e fiquem com o que é bom.

A Resposta: Espere um pelo Outro (11:33-34)

V.33-34 “Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem (ou dividam) uns pelos outros. 34 Se alguém estiver com fome, coma em casa, para que, quando vocês se reunirem, isso não resulte em condenação. Quanto ao mais, quando eu for lhes darei instruções.”

* Os ricos deveriam comer uma refeição mais extravagante em suas próprias casas evitando assim todo tipo de constrangimento e divisão social que existe fora da igreja.

* Paulo não os aconselha a pararem com as refeições, fazendo do sacramento o que é hoje em dia nas igrejas, um mero pedacinho de pão e um golinho de suco de uva, mas que fosse feito com ordem e refletindo o propósito real desse sacramento.

A igreja não é para voce se sentir bem – não é um lugar que voce vai para se sentir bem. A igreja é um lugar de doação. Voce se da pelos outros, voce abençoa as pessoas.

Muitos lideres querem que a igreja seja um lugar para as pessoas se sentirem bem, sentarem e ficarem confortaveis. Não, a igreja é um lugar para voce se dar pelos outros.

Não venha de cara “amarga”, mau-humorado, venha feliz de poder refletir o amor de Jesus, que se deu por nos.

Reparta a comida, os bens!

Conclusões:

1) Celebramos a Ceia pois ela é fundamentada em nossa história. Sendo um mandamento do nosso Senhor Jesus.

2) Devem participar aqueles que tem Jesus como Deus, Senhor e Salvador de suas vidas.

3) A Ceia deve ter Jesus como o ser supremo de todo pensamento e ação. As nossas mentes devem estar nEle e nossas ações para com a igreja deve refletir o amor, carinho e misericórdia de Jesus. Sempre com gratidao!!!

4)A Ceia é um poderoso memorial, no qual lembramos e proclamamos o Evangelho.

Domingo de Ramos --- celebra a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, na semana de sua morte. Começa a Semana Santa, que acaba com a Páscoa - domingo da ressurreição.
Quando Jesus entrou em Jerusalém as pessoas o receberam com ramos de palmeiras. Celebrando e proclamando "Hosana".
O sentido da festa do Domingo de Ramos tratar tanto da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, e depois recordar sua Paixão, é que essas duas datas estão intrinsicamente unidas. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como Rei pela multidão no Domingo, é cruficidado sob o pedido da mesma multidão na Sexta. Assim, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa, e também sua solene abertura.Matthew 21:1-11; Mark 11:1-11; Luke 19:28-44; and John 12:12-19.Não temos o domingo de Ramos como um feriado ou dia sagrado, mas lembramos que esse domingo é importante, pois inaugura a semana da Piaxão de Cristo! O lembrar é sempre bom e importante!